Educação religiosa e ética

Autores

  • Edna da Silva UNEMAT - campus Universitário de Sinop
  • José Luiz Müller UNEMAT - campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9255

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo verificar se há contribuição da Educação Religiosa no repasse e transmissão éticas para os alunos do 5º Ano, com faixa etária entre 9 a 11 anos na Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso. A investigação buscou verificar se é possível formar pilares éticos nas aulas de educação religiosa desde às séries iniciais. A metodologia foi o Estudo de Caso, com observações e aplicação de questionário. O objetivo não é dar às crianças teorias éticas acabadas pelas quais devam se conduzir, mas sim, equipá-las com as ferramentas da reflexão dentro de um contexto de investigação – isto é, de um contexto cuja metodologia é de autocrítica e autocorreção contínuas. Eles precisam aprender como viver de modo a diminuir as chances das crises sociais e poder melhor contorná-las caso ocorram. Tal educação é preventiva com relação ao crime e ao vício e dirige-se a uma nova geração de pais que pode ser mais efetiva em transmitir valores racionais e saudáveis para seus próprios filhos.

Palavras-chave: educação; educação religiosa; ética.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edna da Silva, UNEMAT - campus Universitário de Sinop
    Graduanda em Pedagogia, UNEMAT/Sinop

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRODE 2010.

Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.424, de dezembro de 1996.

CATÃO, Francisco. Em busca do sentido da vida: a temática da educação religiosa. São Paulo: Paulinas, 1993.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso: tendências, conquistas e perspectivas. Petrópolis, 1998.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira: Medo e Ousadia. Rio de Janeiro Paz e terra, 1986.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto Silva Nivaldo. Introdução a Pesquisa e Ciências Sociais. São Paulo: Atlas S/A, 1987.

VIESSER, Lizete Carmem. Um paradigma Didático para o ensino. Petrópolis: Vozes. 1999. ’

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Educação religiosa e ética. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 92-102. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9255

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2