O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e os processos de ensino-aprendizagem

Autores

  • Mayele Verediane Wisniewski
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9363

Resumo

Este artigo teve como tema o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com o objetivo de compreender qual a metodologia de ensino é a mais adequada no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada com o aluno, pais e professores de uma escola privada situada na cidade de Sinop - MT. Teve como método pesquisa qualitativa, entrevista semiestruturada e observações em sala. Concluiu-se que os métodos observados não garante ensino aprendizagem de forma adaptada.

Palavras-chave: educação; ensino-aprendizagem; escola; metodologia de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayele Verediane Wisniewski
    Acadêmica de Pedagogia.

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico

de transtornos mentais – DSM-IV-TR™. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.

BARKLEY, Russell A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH: guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MATTOS, Paulo. No mundo da Lua: perguntas e respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 4. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2005.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1996.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas: TDAH desatenção, hiperatividade e impulsividade. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

UNTOIGLICH, G Intersecciones entre la clínica y la escuela. In: JANIN, B. et al.

Niños desatentos e hiperactivos – ADD/ADHD. Buenos Aires: Noveduc, 2004.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e os processos de ensino-aprendizagem. (2013). Eventos Pedagógicos, 4(1), 157-164. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9363

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>