A afetividade no processo educacional, o olhar do professor

Autores

  • Luciane da Silva Andrade
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9365

Resumo

O estudo teve como finalidadeverificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre asimplicações e influências da relação professor e aluno no processo educacionalda criança para melhor entender como as relações afetivas em sala de aulacontribuem no desenvolvimento educacional. Buscou-se analisar como ocorre esse relacionamentoem sala de aula e sua influência no processo de aprendizagem. Desta forma foramobservados como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizadosnas práticas pedagógicas em sala de aula.A pesquisa é qualitativa e tem como proposta, a organização dos dados eanálise das relações estabelecidas entre professores e alunos.

Palavras-chave: educação; relação professor-aluno; afetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane da Silva Andrade

Acadêmica de Pedagogia

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; Mahoney, Abigail Alvarenga (Org.). Afetividade e Aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

ARRIBAS, Teresa LLeixá et al. Educação Infantil: Desenvolvimento, Currículo e Organização Escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 53. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CORRÊA, Patrícia Rabello. A dimensão afetiva do ser humano. 2008. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

FREIRE, Paulo, SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. O sentido da aprendizagem. In: Paixão de aprender. Petrópolis, R.J. Vozes, 1992.

MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.

PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 17. ed. São Paulo: Ática.2004

PRESTES, Irene Carmem Piconi. Psicologia da educação. Curitiba: IESDS, 2005.

ROSSINI, M.A.S. Pedagogia afetiva. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Como Citar

Andrade, L. da S., & Trugillo, E. A. (2013). A afetividade no processo educacional, o olhar do professor. Eventos Pedagógicos, 4(1), 109–117. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9365

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>