A afetividade no processo educacional, o olhar do professor
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9365Resumo
O estudo teve como finalidadeverificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre asimplicações e influências da relação professor e aluno no processo educacionalda criança para melhor entender como as relações afetivas em sala de aulacontribuem no desenvolvimento educacional. Buscou-se analisar como ocorre esse relacionamentoem sala de aula e sua influência no processo de aprendizagem. Desta forma foramobservados como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizadosnas práticas pedagógicas em sala de aula.A pesquisa é qualitativa e tem como proposta, a organização dos dados eanálise das relações estabelecidas entre professores e alunos.
Palavras-chave: educação; relação professor-aluno; afetividade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; Mahoney, Abigail Alvarenga (Org.). Afetividade e Aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
ARRIBAS, Teresa LLeixá et al. Educação Infantil: Desenvolvimento, Currículo e Organização Escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 53. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
CORRÊA, Patrícia Rabello. A dimensão afetiva do ser humano. 2008. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
FREIRE, Paulo, SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. O sentido da aprendizagem. In: Paixão de aprender. Petrópolis, R.J. Vozes, 1992.
MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.
PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 17. ed. São Paulo: Ática.2004
PRESTES, Irene Carmem Piconi. Psicologia da educação. Curitiba: IESDS, 2005.
ROSSINI, M.A.S. Pedagogia afetiva. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.