A relação aluno surdo e o professor na sala de recursos em uma escola pública de Sinop - MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9366Resumo
Neste artigo estudou-se como ocorre o ensino com os alunos surdos dentro da sala de recursos, também denominada de Atendimento Educacional Especializado, na Escola Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, Sinop - MT. Inicia-se abordando como os surdos foram tratados historicamente pelas sociedades e como é conceituada a surdez. Os principais autores foram Oliver Sacks, Éden Veloso e Valdeci Maia. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa qualitativa com observação participante. As entrevistas foram gravadas e semiestruturadas. As falas dos entrevistados foram essenciais e contribuíram muito para compreensão da aprendizagem dos alunos surdos de Sinop e uma visão mais profunda e aproximada da realidade desses sujeitos.
Palavras-chave: educação; surdo; sala de recursos; ensino e aprendizagem.Downloads
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