A relação aluno surdo e o professor na sala de recursos em uma escola pública de Sinop - MT

Autores

  • Franciely Gomes dos Santos Siqueira
  • Adil Antônio Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9366

Resumo

Neste artigo estudou-se como ocorre o ensino com os alunos surdos dentro da sala de recursos, também denominada de Atendimento Educacional Especializado, na Escola Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, Sinop - MT. Inicia-se abordando como os surdos foram tratados historicamente pelas sociedades e como é conceituada a surdez. Os principais autores foram Oliver Sacks, Éden Veloso e Valdeci Maia. A metodologia deste trabalho foi a pesquisa qualitativa com observação participante. As entrevistas foram gravadas e semiestruturadas. As falas dos entrevistados foram essenciais e contribuíram muito para compreensão da aprendizagem dos alunos surdos de Sinop e uma visão mais profunda e aproximada da realidade desses sujeitos.

Palavras-chave: educação; surdo; sala de recursos; ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franciely Gomes dos Santos Siqueira
    Aluna de Pedagogia

Downloads

Publicado

12-07-2013

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A relação aluno surdo e o professor na sala de recursos em uma escola pública de Sinop - MT. (2013). Eventos Pedagógicos, 4(1), 90-100. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9366