Bullying escolar: aproximações de uma realidade de alunos de 5º e 6º anos

Autores

  • Edilaine Aparecida da Silva
  • Isabela Augusta Andrade Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9376

Resumo

A pesquisa sobre o tema bullying escolar foi realizada em duas escolas de educação básica no município de Sinop - MT. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa como análise e recursos da pesquisa quantitativa para a organização e visualização dos dados coletados. As perguntas que nortearam este trabalho foram feitas por meio de questionários aplicados tanto com os educadores quanto com os alunos do 5ª e 6ª anos, e teve como objetivo conhecer a violência que ocorre dentro das escolas, violências essas que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e sua vida social.

Palavras-chave: educação; bullying; violência; educadores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Aparecida da Silva

Academica de Pedagogia

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. 10. ed. São Paulo: Atlas.2010.

CIDADE, Adriana Pires Souza. Bulliyng escolar: uma realidade ainda desconhecida. 2008. 54 f. Monografia (Graduação) – Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília, 2008.

FANTE, Cléo. Fênomeno Bullying: como previnir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus, 2005.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NETO, Aramis A. Lopes. Bullying: comportamento agressivo entre os estudantes. Rio de Janeiro. 2005. Disponível em:< http://www.observatoriodainfantia.com.br/img/pdf/doc-158.pdf > . Acesso em: 26 abr. 2013.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Como Citar

Silva, E. A. da, & Souza, I. A. A. (2013). Bullying escolar: aproximações de uma realidade de alunos de 5º e 6º anos. Eventos Pedagógicos, 4(1), 72–79. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9376

Edição

Seção

Seção Artigos