A educação lúdica na pré-escola: uma análise frente os olhares que a ela são direcionados

Autores

  • Rozeli da Costa Batista Gois
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9394

Resumo

Este artigo apresentando a temática educação lúdica foi construído com objetivos de propiciar reflexões sobre a influência que o lúdico exerce nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança nas instituições pré-escolares. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa de campo com observações e entrevistas semiestruturadas. Para dar sustentação à pesquisa foram utilizados teóricos como Vygotsky, Freire, dentre outros. Ao final conclui-se que apesar de sua função educativa, ele não recebe lugar privilegiado na pré-escola observada, pelo fato de não ser compreendido por parte dos envolvidos naquele contexto, logo, teoria e prática ocorrem desarticuladas.

Palavras-chave: educação lúdica; pré-escola; lúdico; aprendizagem e desenvolvimento; criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozeli da Costa Batista Gois

Acadêmica de Pedagogia

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. v. 1, 2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MÃE A. Mãe A: depoimento [25 abr. 2013]. Entrevistadora: Rozeli da Costa Batista Gois. Sinop, 2013. Câmera digital. Entrevista concedida ao Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação Lúdica na pré-escola.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, Vera Barros de; SOLÉ, Maria Borges i; FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar com o outro: caminho da saúde e bem estar. Petrópolis: Vozes, 2010.

PROFESSORA W. Professora W: depoimento [24 abr. 2013]. Entrevistadora: Rozeli da Costa Batista Gois. Sinop, 2013. Câmera digital. Entrevista concedida ao Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Educação Lúdica na pré-escola.

REGO, Teresa Cristina. VYGOTSKY: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: metodologia lúdico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Petrópolis: Vozes, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Como Citar

Gois, R. da C. B., & Trugillo, E. A. (2013). A educação lúdica na pré-escola: uma análise frente os olhares que a ela são direcionados. Eventos Pedagógicos, 4(1), 165–174. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9394

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>