A prática social: a inserção dos acadêmicos negros com necessidades educativas especiais na UNEMAT - Campus de Sinop

Autores

  • Fabiana Leite de Souza
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i2.9404

Resumo

Este artigo discorre sobre o caráter dialético das políticas afirmativas na universidade pública. A pesquisa teve como objetivo promover a inserção dos acadêmicos negros com necessidades educativas especiais e verificar como isto influencia a prática social dos sujeitos na Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop – Mato Grosso. Os autores que embasaram a pesquisa foram Karl Marx e István Mészáros. A investigação é de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas realizadas com um acadêmico, um professor e um coordenador, e orientada pela teoria marxista.

Palavras-chave: educação; universidade pública; educação inclusiva; marxismo.

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Publicado

24-03-2014

Como Citar

A prática social: a inserção dos acadêmicos negros com necessidades educativas especiais na UNEMAT - Campus de Sinop. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 41–50, 2014. DOI: 10.30681/reps.v4i2.9404. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9404. Acesso em: 25 dez. 2025.