Os professores e a violência: realidades e responsabilidades no ambiente escolar

Autores

  • Ivanete Vencato Puerari Ferreira
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i2.9409

Resumo

Este artigo busca analisar e compreender as reais condições de trabalho que o professor exerce em sua prática docente em meio à violência no espaço escolar. A base teórico-metodológica é marxista, em Karl Marx. Os sujeitos da pesquisa são três professores do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi a entrevista com perguntas semi-estruturadas. Concluiu-se que a violência escolar impacta no trabalho do professor. A violência está circunscrita na forma histórica do capitalismo que se reproduz no ambiente escolar: uma hegemonia dominante e perversa.

Palavras-chave: educação; violência escolar; professores; trabalho.

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Publicado

24-03-2014

Como Citar

Os professores e a violência: realidades e responsabilidades no ambiente escolar. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 86–95, 2014. DOI: 10.30681/reps.v4i2.9409. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9409. Acesso em: 25 dez. 2025.