Os professores e a violência: realidades e responsabilidades no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i2.9409Resumo
Este artigo busca analisar e compreender as reais condições de trabalho que o professor exerce em sua prática docente em meio à violência no espaço escolar. A base teórico-metodológica é marxista, em Karl Marx. Os sujeitos da pesquisa são três professores do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi a entrevista com perguntas semi-estruturadas. Concluiu-se que a violência escolar impacta no trabalho do professor. A violência está circunscrita na forma histórica do capitalismo que se reproduz no ambiente escolar: uma hegemonia dominante e perversa.
Palavras-chave: educação; violência escolar; professores; trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.