Sentidos de uma professora de educação infantil atribuídos às atividades matemáticas a partir de um curso de especialização em docência na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9604Resumo
Nesta pesquisa caracterizada como um estudo de caso qualitativo buscou-se compreender as contribuições de um curso de especialização em Educação Infantil para o desenvolvimento profissional de professores de pré-escola em exercício, especificamente, em relação ao trabalho realizado com a matemática. No decorrer da disciplina Natureza e cultura: conhecimentos e saberes (ênfase em matemática) e após a realização de projetos de ação pedagógica nas unidades escolares solicitou-se que as professoras participantes produzissem uma narrativa reflexiva acerca das aprendizagens e da prática pedagógica. Este estudo apresenta a análise da narrativa de uma das professoras.
Palavras-chave: ensino de matemática; educação infantil; formação docente; desenvolvimento profissional.
Downloads
Referências
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de profesores: os desafíos da aprendizagem permanente. Portugal: Porto Editora, 2001.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, n. 4, p. 1-37, nov., 1995
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2011.
LEONTIEV, Aléxis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Saberes pedagógicos e saberes específicos: desafios para o ensino de Matemática. In: SILVA, Ainda M. Monteiro et al. (Org.). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectivas da inclusão social. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO/ENDIPE, Recife, PE, 2006.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In ______. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicaçõe Dom Quixote, 1992. p. 9-34.
PALMA, Rute Cristina Domingos da. A produção de sentidos sobre o aprender e o ensinar matemática na formação inicial de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Campinas, SP, 2010 (Tese de Doutorado).
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
SILVA, Suelene de Rezende e. Narrativas de uma professora da educação infantil sobre seu processo se formação continuada com foco em matemática. Cuiabá, UFMT, 24 de set. 2014. Narrativa escrita concedida a Rute Cristina Domingos da Palma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.