Sentidos de uma professora de educação infantil atribuídos às atividades matemáticas a partir de um curso de especialização em docência na educação infantil

Autores

  • Rute Cristina Domingos da Palma Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9604

Resumo

Nesta pesquisa caracterizada como um estudo de caso qualitativo buscou-se compreender as contribuições de um curso de especialização em Educação Infantil para o desenvolvimento profissional de professores de pré-escola em exercício, especificamente, em relação ao trabalho realizado com a matemática. No decorrer da disciplina Natureza e cultura: conhecimentos e saberes (ênfase em matemática) e após a realização de projetos de ação pedagógica nas unidades escolares solicitou-se que as professoras participantes produzissem uma narrativa reflexiva acerca das aprendizagens e da prática pedagógica. Este estudo apresenta a análise da narrativa de uma das professoras.

Palavras-chave: ensino de matemática; educação infantil; formação docente; desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

  • Rute Cristina Domingos da Palma, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
    Professora adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Pólo-Cuiabá do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - Convênio UFMT/UNDIME/MEC. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação UFMT- Campus Cuiabá. Tem experiência na área da Educação Infantil, Anos Iniciais, Formação Inicial e Continuada de Professores. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: educação matemática, educação infantil, formação inicial e continuada de professores e estágio supervisionado
  • Michelle Cristine Pinto Tyszka Martinez, Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).
    Professora do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG e avaliadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (Polo UFMT) - Convênio UFMT/UNDIME/MEC.Tem experiência nas áreas da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Superior.

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Publicado

24-06-2015

Como Citar

Sentidos de uma professora de educação infantil atribuídos às atividades matemáticas a partir de um curso de especialização em docência na educação infantil. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(2), 401-415. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9604