Articulação universidade e escola: relações importantes para a formação inicial do professor de matemática

Autores

  • Tânia Stella Bassoi Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Arleni Elise Sella Langer Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9607

Resumo

Este artigo apresenta as contribuições mútuas entre escola e universidade promovidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Nele são expostas reflexões sobre os desafios encontrados no desenvolvimento do projeto PIBID, destacando a importância de prioridades na formação inicial do professor e sua relação com a escola. O estudo que originou esse artigo se refere à vivência em três escolas parceiras do Projeto PIBID-Matemática - Unioeste - Campus Cascavel - e a momentos de discussões e ações em grupo, do qual participavam 21 bolsistas de iniciação à docência, três professores supervisores e seis docentes universitários, distribuídos dois a dois, como responsáveis pela condução do trabalho em cada escola. É analisada a simbiose que garante à universidade e à escola enriquecimento mútuo de conhecimentos.

Palavras-chave: PIBID; prática pedagógica; estágio supervisionado; matemática.

 

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Biografia do Autor

Tânia Stella Bassoi, Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-CCET

Colegiado de Matemática

Educação Matemática

Arleni Elise Sella Langer, Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-CCET

Colegiado de Matemática

Educação Matemática

Referências

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Publicado

24-06-2015

Como Citar

Bassoi, T. S., & Langer, A. E. S. (2015). Articulação universidade e escola: relações importantes para a formação inicial do professor de matemática. Eventos Pedagógicos, 6(2), 432–441. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9607