Sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios

Autores

  • Adriene Bolzan Duarte
  • Maria Eliza Rosa Gama universidade federal de santa maria rs

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9616

Resumo

Objetiva-se compreender as percepções dos coordenadores pedagógicos (CP) de Escolas Públicas Municipais de Educação Básica (EPMEB) de Santa Maria/RS acerca do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As fontes de informação são sujeitos: CP. O instrumento para coleta de informações são roteiros de entrevista. A amostra constitui-se em vinte e sete entrevistas com CP de EPMEB. Observou-se que o potencial avaliativo do IDEB, declarado pelos CP, está relacionado ao desempenho do professor em sala de aula, e não na organização da escola em si.

Palavras-chave: avaliação em larga escala; sistema de avaliação da educação básica; trabalho escolar; trabalho docente.

 

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Biografia do Autor

Adriene Bolzan Duarte

Este trabalho relata parte das ações de pesquisa desenvolvidas no Mestrado de Adriene Bolzan Duarte, quando aluna do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM e membro do Projeto em Rede IEPAM financiado pelo Programa Observatório da Educação

Referências

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E06. E06: depoimento [13 dezembro 2012]. Entrevistador: Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 27min 18seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E26. E26: depoimento [02 dezembro 2012]. Entrevistador: Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 47min 12seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E29. E29: depoimento [04 dezembro 2012]. Entrevistador: Larissa Freitas. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 38min 19seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E47. E47: depoimento [13 novembro 2012]. Entrevistador: Carla Carine Gerhardt e Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 52min 30seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

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Publicado

23-04-2015

Como Citar

Duarte, A. B., & Gama, M. E. R. (2015). Sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios. Eventos Pedagógicos, 6(1), 115–129. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9616