Sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9616Resumo
Objetiva-se compreender as percepções dos coordenadores pedagógicos (CP) de Escolas Públicas Municipais de Educação Básica (EPMEB) de Santa Maria/RS acerca do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As fontes de informação são sujeitos: CP. O instrumento para coleta de informações são roteiros de entrevista. A amostra constitui-se em vinte e sete entrevistas com CP de EPMEB. Observou-se que o potencial avaliativo do IDEB, declarado pelos CP, está relacionado ao desempenho do professor em sala de aula, e não na organização da escola em si.
Palavras-chave: avaliação em larga escala; sistema de avaliação da educação básica; trabalho escolar; trabalho docente.
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E26. E26: depoimento [02 dezembro 2012]. Entrevistador: Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 47min 12seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar
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