Sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios

Autores

  • Adriene Bolzan Duarte
  • Maria Eliza Rosa Gama universidade federal de santa maria rs

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9616

Resumo

Objetiva-se compreender as percepções dos coordenadores pedagógicos (CP) de Escolas Públicas Municipais de Educação Básica (EPMEB) de Santa Maria/RS acerca do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As fontes de informação são sujeitos: CP. O instrumento para coleta de informações são roteiros de entrevista. A amostra constitui-se em vinte e sete entrevistas com CP de EPMEB. Observou-se que o potencial avaliativo do IDEB, declarado pelos CP, está relacionado ao desempenho do professor em sala de aula, e não na organização da escola em si.

Palavras-chave: avaliação em larga escala; sistema de avaliação da educação básica; trabalho escolar; trabalho docente.

 

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Biografia do Autor

  • Adriene Bolzan Duarte
    Este trabalho relata parte das ações de pesquisa desenvolvidas no Mestrado de Adriene Bolzan Duarte, quando aluna do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM e membro do Projeto em Rede IEPAM financiado pelo Programa Observatório da Educação

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E06. E06: depoimento [13 dezembro 2012]. Entrevistador: Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 27min 18seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E26. E26: depoimento [02 dezembro 2012]. Entrevistador: Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 47min 12seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E29. E29: depoimento [04 dezembro 2012]. Entrevistador: Larissa Freitas. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 38min 19seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

E47. E47: depoimento [13 novembro 2012]. Entrevistador: Carla Carine Gerhardt e Adriene Bolzan Duarte. RS, 2012. 1 arquivo sonoro (áudio gravado 52min 30seg). Entrevista concedida para Dissertação de Mestrado sobre A Participação das Escolas Públicas de Educação Básica no Sistema de Avaliação da Educação Básica: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar

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Publicado

23-04-2015

Como Citar

Sistema de avaliação da educação básica: potencialidades, problemas e desafios. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(1), 115-129. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9616