Motivado a ser cientista: professor de química e fazeres associados aos diferentes usos das Tecnologias de Informação e Comunicação - Uma entrevista com Francislê Neri de Souza

Autores

  • Francislê Neri de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann professora unemat

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9621

Resumo

É professor do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - PT. Graduado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE, fez mestrado em Química Quântica Computacional (1998) na Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Educação em Ciências (2006) na Universidade de Aveiro e pós-doutoramento em Tecnologias da Informação e Comunicação. É investigador das Tecnologias da Informação e Comunicação −TICs. É um dos autores do software de Análise Qualitativa webQDA; de Gestão e Orientação de Projetos de Investigação – IARS; de Competências de Questionamento e Argumentação – ArguQuest; e da Teoria de Flexibilidade Cognitiva – FlexQuest. Possui sob sua responsabilidade um grande número de orientandos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atua como editor-diretor do Internet Latent Corpus Journal. Tem em seu currículo inúmeros artigos e capítulos de livros nos campos da aprendizagem ativa, questionamentos, metodologia de investigação, educação em Química e TICs. Ele partilha a seguir sobre sua formação, atuação profissional e os projetos dos quais é coordenador enquanto pesquisador da área de Ensino de Ciências.

A entrevista foi realizada no gabinete do Dr. Francislê, na Universidade de Aveiro – Portugal.

Downloads

Biografia do Autor

  • Francislê Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP

    Tem pós-doutoramento em tecnologias aplicados ao ensino de ciências, é doutor em didática das ciências com ênfase em educação em química, mestre em química quântica computacional, licenciatura em química. Atualmente é professor titular e pesquisador do Mestrado Profissional de Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo no campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC), Diretor do Geoscience Research Institute do Departamento de Educação da Divisão Sul-americana e professor adjunto convidado da Andrews University, EUA. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) na Universidade de Aveiro, Portugal, onde foi investigador e professor durante 17 anos. 

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

Souza, F. N. de. (2015). Motivado a ser cientista: professor de química e fazeres associados aos diferentes usos das Tecnologias de Informação e Comunicação - Uma entrevista com Francislê Neri de Souza. Eventos Pedagógicos, 6(1), 163-168. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9621