Espaços de formação continuada de professores em escolas pequenas e isoladas: uma lacuna a ser preenchida

Autores

  • Simone Gobi Marcolan Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde MT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9629

Resumo

Nos processos formativos de professores, um Curso de Graduação ou a Licenciatura deve ser considerado suficiente para iniciar o exercício profissional. Contudo, compreende-se que o processo de formação continuada, já no contexto de atuação profissional, é de suma importância. Por outro lado, os processos formativos acontecem, principalmente, nas interações sociais, no caso, nas interações entre pares. Há, no interior do Rio Grande do Sul e no Brasil, muitos municípios pequenos com uma única escola de Ensino Médio e que contam com apenas um professor de Química e de outras matérias escolares. Nesses casos, como acontecem os processos de formação continuada desses professores? A falta de oportunidade de interação pode limitar o processo de significação dos conhecimentos próprios da prática docente e, assim, o desenvolvimento do profissional professor. Deste modo, o principal objetivo desta pesquisa foi o de verificar e entender o processo de desenvolvimento e ação desses professores em situação especial. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de enfoque qualitativo. Faz-se uso, basicamente, de três instrumentos de investigação para a produção dos dados: entrevistas semiestruturadas com três professores de Química, sendo que cada um trabalha em escola e município diferentes, análise dos Projetos Político Pedagógicos de cada escola e dos Programas de Ensino de Química de cada professor. Os dados produzidos foram organizados segundo metodologia da Análise Textual Discursiva com vistas a produzir categorias de análise. Foram identificadas três categorias: Formação Continuada, Interação Social e Constituição Humana e Planejamento da Disciplina. Os resultados construídos anunciam que a formação continuada desses professores é prejudicada e que os programas de ensino propostos aos seus alunos não atendem às suas necessidades de entendimento da realidade em que vivem.

Palavras-chave: formação continuada de professores e interação entre pares; educação química e realidade social; programa escolar de formação em química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Marcolan, S. G. (2015). Espaços de formação continuada de professores em escolas pequenas e isoladas: uma lacuna a ser preenchida. Eventos Pedagógicos, 6(2), 280–281. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9629