Música na escola: contribuição no desenvolvimento da memória e imaginação da criança

Autores

  • Maria Luzeti Coelho de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9637

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir a música na escola quanto à contribuição no desenvolvimento da memória e a imaginação da criança e foi desenvolvida na Creche Municipal Alvorada na cidade de Sinop, Mato Grosso. Teve como metodologia de pesquisa o Estudo de Caso em que se buscou identificar como a escola local trabalha a música. A música é uma linguagem universal pela qual o homem expressa seus sentimentos, ela pode ser empregada em práticas pedagógicas em toda a educação infantil para auxiliar no desenvolvimento da criança. E o professor, como mediador no conhecimento do aluno, dispõe de sua metodologia de ensino dos conteúdos, o que pode ser a peça fundamental para o desempenho dos estudantes. Assim, a música pode ser uma forma que leve o lúdico para a criança aprender o que o professor quer ensinar.

Palavras-chave: música na escola; desenvolvimento da memória e imaginação; professor e aluno; Levi Semenovitch Vigotski.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luzeti Coelho de Carvalho

Acadêmica do curso de Pedagogia UNEMAT - Sinop

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.

BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil, proposta para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnica de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostra e técnica de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PROFESSORA V. Professora V: depoimento. [dezembro 2013]. Entrevistadora: Maria Luzeti Coelho de Carvalho. Sinop, MT, 2013. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso A MÚSICA NA ESCOLA: ferramenta pedagógica na contribuição do desenvolvimento da fala da criança de quatro a cinco anos.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______ . Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Carvalho, M. L. C. de. (2015). Música na escola: contribuição no desenvolvimento da memória e imaginação da criança. Eventos Pedagógicos, 6(2), 170–179. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9637