O perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, no ano de 2014
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9643Resumo
O presente artigo foi realizado dentro da área de políticas educacionais, tendo como objetivo traçar o perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes no curso de Graduação em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop no ano de 2014, de acordo com o processo seletivo adotado para o ingresso acadêmico. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido através da aplicação de um questionário semiestruturado, onde foram entrevistados os acadêmicos ingressantes no ensino superior do curso de Pedagogia. Constatou-se que não houveram alterações significativas no perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes, relacionado ao processo seletivo adotado pela instituição.
Palavras-chave: políticas educacionais; perfil socioeconômico; graduação em pedagogia; ensino superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de junho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 jun. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm>. Acesso em: 14 out. 2014.
FLORES, Cezar Augusto da Silva. A escolha do curso superior no sistema de seleção unificada - SiSU: o caso do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. 2013. 181f. Dissertação (mestrado em Movimentos Sociais, Política e Educação Popular) – Instituto de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2013.
GUTIERRES, Juliana Diniz et al. O perfil dos alunos do curso de pedagogia da FURG. IX ANDEP SUL: Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1112/541>. Acesso em: 05 out. 2014.
LUZ, Elias. Pesquisa traça perfil dos alunos de Pedagogia. Jornal da Universidade Federal do Pará, Ano XXVIII nº 120, Ago - Set. 2014. Disponível em: <http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2005/48-edicao-33/555-pesquisa-traca-perfil-dos-alunos-de-pedagogia->. Acesso em: 01 out. 2014.
OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira. Liberalismo, Educação e Vestibular: Movimentos e tendências de seleção para o ingresso no ensino superior no Brasil a partir de 1990. 1994. 346f. Dissertação (Mestrado em educação Escolar brasileira) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás, Goiás, 1994.
TAVARES, Danielle. Unemat vai aderir ao Sisu a partir de 2013/1. Governo do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso, 05 jun. 2012. Disponível em: <http://www.mt.gov.br/imprime.php?sid=171&cid=76611>. Acesso em: 18 jun. 2014.
VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. LUZ, Jackeline Nascimento Noronha da. Os mecanismos de seleção e o discurso da democratização do acesso na perspectiva das políticas educacionais. XX Seminário Nacional UNIVERSITAS/Br 2012 Políticas de Educação Superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social. 09 a 11 de maio de 2012. João Pessoas - PB Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Anais ISSN 2176-6746. Realização: UFPB/CE/PPGE/CNPq/FAPERJ/Rede Universitas.
TURMA DE PEDAGOGIA 2014/1. Turma de Pedagogia 2014/1: entrevista. [20 abr. 2014]. Entrevistador: Cezar Augusto da Silva Flores. Sinop, MT, 2014. Questionário (2f). Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre o Perfil Socioeconômico dos acadêmicos do Curso de Pedagogia.
TURMA DE PEDAGOGIA 2014/2. Turma de Pedagogia 2014/2: entrevista. [05 set. 2014]. Entrevistador: Cezar Augusto da Silva Flores. Sinop, MT, 2014. Questionário (2f). Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre o Perfil Socioeconômico dos acadêmicos do Curso de Pedagogia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.