O perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, no ano de 2014

Autores

  • Cezar Augusto da Silva Flores Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9643

Resumo

O presente artigo foi realizado dentro da área de políticas educacionais, tendo como objetivo traçar o perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes no curso de Graduação em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop no ano de 2014, de acordo com o processo seletivo adotado para o ingresso acadêmico. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido através da aplicação de um questionário semiestruturado, onde foram entrevistados os acadêmicos ingressantes no ensino superior do curso de Pedagogia. Constatou-se que não houveram alterações significativas no perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes, relacionado ao processo seletivo adotado pela instituição.

Palavras-chave: políticas educacionais; perfil socioeconômico; graduação em pedagogia; ensino superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Augusto da Silva Flores, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico do Curso de Pedagogia UNEMAT/Sinop

Referências

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de junho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 jun. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm>. Acesso em: 14 out. 2014.

FLORES, Cezar Augusto da Silva. A escolha do curso superior no sistema de seleção unificada - SiSU: o caso do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. 2013. 181f. Dissertação (mestrado em Movimentos Sociais, Política e Educação Popular) – Instituto de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2013.

GUTIERRES, Juliana Diniz et al. O perfil dos alunos do curso de pedagogia da FURG. IX ANDEP SUL: Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1112/541>. Acesso em: 05 out. 2014.

LUZ, Elias. Pesquisa traça perfil dos alunos de Pedagogia. Jornal da Universidade Federal do Pará, Ano XXVIII nº 120, Ago - Set. 2014. Disponível em: <http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2005/48-edicao-33/555-pesquisa-traca-perfil-dos-alunos-de-pedagogia->. Acesso em: 01 out. 2014.

OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira. Liberalismo, Educação e Vestibular: Movimentos e tendências de seleção para o ingresso no ensino superior no Brasil a partir de 1990. 1994. 346f. Dissertação (Mestrado em educação Escolar brasileira) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Goiás, Goiás, 1994.

TAVARES, Danielle. Unemat vai aderir ao Sisu a partir de 2013/1. Governo do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso, 05 jun. 2012. Disponível em: <http://www.mt.gov.br/imprime.php?sid=171&cid=76611>. Acesso em: 18 jun. 2014.

VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. LUZ, Jackeline Nascimento Noronha da. Os mecanismos de seleção e o discurso da democratização do acesso na perspectiva das políticas educacionais. XX Seminário Nacional UNIVERSITAS/Br 2012 Políticas de Educação Superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social. 09 a 11 de maio de 2012. João Pessoas - PB Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Anais ISSN 2176-6746. Realização: UFPB/CE/PPGE/CNPq/FAPERJ/Rede Universitas.

TURMA DE PEDAGOGIA 2014/1. Turma de Pedagogia 2014/1: entrevista. [20 abr. 2014]. Entrevistador: Cezar Augusto da Silva Flores. Sinop, MT, 2014. Questionário (2f). Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre o Perfil Socioeconômico dos acadêmicos do Curso de Pedagogia.

TURMA DE PEDAGOGIA 2014/2. Turma de Pedagogia 2014/2: entrevista. [05 set. 2014]. Entrevistador: Cezar Augusto da Silva Flores. Sinop, MT, 2014. Questionário (2f). Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso sobre o Perfil Socioeconômico dos acadêmicos do Curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Flores, C. A. da S. (2015). O perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, no ano de 2014. Eventos Pedagógicos, 6(2), 52–61. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9643