Avaliação da educação superior no Brasil e no México: estudantes e cursos

Autores

  • Sônia Maria de Sousa Santa Cruz Professor convidado do "Centro Universitário Assunção" - UNIFAI Curso: Formação de docentes para o ensino superior

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i1.9761

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de um estudo mais amplo realizado para uma tese de Doutorado que teve como problema central de pesquisa verificar se e como os processos de Avaliação da Educação Superior no Brasil e no México subsidiaram políticas públicas para a Educação Superior de 2004 a 2010. A pesquisa foi de natureza qualitativa numa perspectiva de Educação Comparada. Os seus resultados apontaram diferenças nos processos de avaliação de alunos e de cursos e como semelhança a pouca utilização dos seus dados para a formulação de políticas públicas para a Educação Superior dos dois países estudados.

Palavras-chave: Avaliação. Educação Superior. ENADE. CPC. CENEVAL. CIEES.

 

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Biografia do Autor

Sônia Maria de Sousa Santa Cruz, Professor convidado do "Centro Universitário Assunção" - UNIFAI Curso: Formação de docentes para o ensino superior

Licenciada em História-Universidade de São Paulo

Licenciada em Estudos Sociais-Faculdade Farias Brito

Licenciada em Pedagogia, administração e supervisão escolar- Faculdade Integrada de Guarulhos e Faculdade Nove de Julho

Mestre em Educação - Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação- Universidade Nove de Julho

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Santa Cruz, S. M. de S. (2016). Avaliação da educação superior no Brasil e no México: estudantes e cursos. Eventos Pedagógicos, 7(1), 88–104. https://doi.org/10.30681/reps.v7i1.9761