A função social da universidade na contemporaneidade: algumas considerações

Autores

  • Leonor Dias Paini
  • Leila Pessôa Da Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i1.9763

Resumo

Este artigo objetiva tecer algumas considerações acerca da função social da universidade brasileira. Da universidade que se tem à universidade que se quer, o percurso é longo, uma vez que, em diferentes momentos históricos, a educação como um todo, e, em particular a universidade tem sido chamada a responder aos problemas sociais. A metodologia trata de uma pesquisa qualitativa de caráter teórico-descritiva em que se utilizou a seleção e análise de artigos à luz do modelo histórico-cultural. Apresentam-se diversos autores que procuram explicitar e questionar a identidade da Universidade e verificar se ela contribui na construção de novos saberes, com o propósito de socializar a produção do conhecimento histórico da humanidade para analisar se a universidade vem cumprindo a função social.

Palavras-chave: Função social da Universidade. Papel do Ensino Superior. Identidade das IES.

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Biografia do Autor

Leonor Dias Paini

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP. Mestre em Educação pela PUC-SP. E Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá - Paraná.

 

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Paini, L. D., & Costa, L. P. D. (2016). A função social da universidade na contemporaneidade: algumas considerações. Eventos Pedagógicos, 7(1), 59–72. https://doi.org/10.30681/reps.v7i1.9763