Os agentes financiadores da pesquisa na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): constatações atuais e desafios antevistos

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade do Estado de Mato Grosso, Colíder
  • Maria Estela Dai Pai Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i1.9767

Resumo

Esse artigo tem como objetivo configurar o modelo de financiamento da pesquisa na Unemat, discutindo-a na perspectiva da origem dos aportes, dos compromissos da universidade, das repercussões e seus desafios. A metodologia compreendeu levantamento bibliográfico, documental e entrevistas semi-estruturadas realizadas com líderes de grupos de pesquisa. A apreciação dos dados abrangeu análise de conteúdo, além da abordagem quali/quantitativa. As categorias elencadas são aquelas que trazem embutidas uma proposta de reflexão sobre pesquisa e financiamento, enfatizando suas características, modalidades e importância. Destaca-se, finalmente, que as análises sinalizam avanços que podem fortalecer a qualidade na Educação Superior no Estado de Mato Grosso.

Palavras-chave: educação superior; pesquisa; financiamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade do Estado de Mato Grosso, Colíder

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Maria Estela Dai Pai Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular – Docente Convidada  no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências Humanas, Educação. Coordenadora do GEUIpesq/UFRGS que integra a Rede GEU e membro das redes RIES e Universitas-BR

Referências

ACADEMIC ranking of word universities. Disponível em: <http://www.shanghairanking.com/ARWU2012.html>. Acesso em: 11 jul. 2013.

ALTBACH, P. Globalization and the university: myths and realities in an unequal world. Tertiary education and management, Kluwer Academic Publishers, 10, p. 03-25, 2004.

ALVES, N. Formação de professores: pensar e fazer. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

ANUÁRIO Estatístico da UNEMAT 2012. Pró-Reitoria de planejamento e desenvolvimento institucional. Disponível em: <http://www.novoportal.unemat.br>. Acesso em: 20 jul. 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUMGARTEN, M. Geopolítica do conhecimento e da informação: semiperiferia e estratégias de desenvolvimento. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 16-32, mar. 2007.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. Trad. Roneide Venâncio Majer e Klauss Brandini Gerhardt. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______ . A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Orgs.) A sociedade em rede do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2006.

CHAUÍ, M. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. (Org.) Universidade em ruínas: na república dos professores. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

______ . Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.

______ . A universidade pública sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003.

CLARK, B. Chapter 11. In: WHISTON, T. G.; GEIGER, R. L. (Orgs.). Research and higher education: The United Kingdom and the United States. Pennsylvania: SRHE and Open University Press, 1992.

CONSUNI. Conselho universitário. Resolução n. 011/2011. Disponível em: www.unemat.br. Acesso em: 08 nov. 2012.

DIDRIKSSON, A. Educación superior y sociedad del conocimiento en América Latina y el Caribe, desde la perspectiva de la Conferencia Mundial de la Unesco. In: TUNNERMANN B, C. La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años después de la Conferencia Mundial. Colômbia: IESALC, 2008.

FÁVERO, M. L. A. Universidade e poder: análise crítica/fundamentos históricos: 1930-1945. Rio de Janeiro: Achiamé, 1980.

FIGUEIREDO, V.; SOBRAL, F. A. F. A pesquisa nas universidades brasileiras. In: VELLOSO, J. (Org.). Universidade pública: política, desempenho, perspectivas. Campinas: Papirus, 1999.

FINEP. Disponível em: <http://download.finep.gov.br/chamadas/ct_infra/editais/EDITAL_CTINFRA2013.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2013.

FRANCO, M. E. D. P. Universidade pública em busca da excelência: grupos de pesquisa como espaços de produção do conhecimento. In: FRANCO, M. E. D. P; LONGHI, S. M.; RAMOS, M. G. (Orgs.). Universidade e pesquisa: espaços de produção do conhecimento. Pelotas: UFPel, 2009.

GAMBOA, S. S. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (Orgs.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.

HISTÓRICO. Disponível em: <http://www.unemat.br/>. Acesso em: 20 fev. 2011.

LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas: v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. 2009.

LITWIN, J. M. The efficacy of strategy in the competition for research funding in higher education. Tertiary education and management: linking research, policy and practice, v. 15. n. 01, p. 63-77, mach, 2009.

LIVRO BRANCO ciência, tecnologia e inovação. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002.

MATO GROSSO. Secretaria de estado do meio ambiente. Mapa dos biomas. Disponível em: <http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=170&Itemid=107>. Acesso em: 09 set. 2011.

NEZ, E. EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DA PESQUISA E DA PÓS-GRADUAÇÃO NUMA UNIVERSIDADE ESTADUAL: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.

______ ; SILVA, R. T. P. Levantamento da multicampia nas universidades brasileiras: um paralelo entre as regiões sul e centro-oeste. IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: A Pós-graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias: UCS, 2012.

PLANO de desenvolvimento do Estado de Mato Grosso MT+20. Disponível em: <http://www.seplan.mt.gov.br/arquivos/A_531f19ce5827d5ea5462014de666c3b8Versao%20Tecnica%20PD%20MT.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2013.

ROBERTSON, S. L. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista brasileira de educação, v. 14, n. 42, p. 407-422, set./dez. 2009.

ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; et al. (Orgs.). Rede de significações: e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SEGRERA, F. L. Tendências e inovações da educação superior no âmbito mundial, latino-americano e caribenho. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. (Orgs.). Innovation, university and relationship with society. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2009.

VESSURI, H. M. C. Acadêmicos empresários – porque e como alguns professores escolhem trabalhar com o setor produtivo a partir do meio acadêmico. In: PAIVA, V.; WARDE, M. J. (Orgs.). Dilemas do ensino superior na América Latina. Campinas: Papirus, 1994.

ZATTAR, N. B. S. UNEMAT 30 anos: pelos caminhos de Mato Grosso. Cáceres: UNEMAT, 2008.

______ ; TAVARES, D.; ARTIOLI, L. B. F. (Orgs.). Unemat para todos: gestão 2002–2010. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2010.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Nez, E. de, & Franco, M. E. D. P. (2016). Os agentes financiadores da pesquisa na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): constatações atuais e desafios antevistos. Eventos Pedagógicos, 7(1), 127–147. https://doi.org/10.30681/reps.v7i1.9767

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)