A Educação do Campo na perspectiva do desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9821Resumo
A Educação do Campo se apresenta como uma proposta que vem desconstruir a visão restrita da produtividade e ampliar uma proposta de campo como um espaço de vida visando a uma transformação consciente da realidade local. O objetivo do artigo é discutir a proposta de Educação do Campo, seus limites e potencialidades, na perspectiva do desenvolvimento local. Foi possível constatar que os limites da Educação do Campo ainda se ancoram na falta de investimento na formação de professores e falta de infraestrutura das escolas de campo.
Palavras-chave: educação do campo; escolas de campo; desenvolvimento local; formação docente; infraestrutura; livro didático.
Downloads
Referências
ANTÔNIO, Clésio Acilino; LUCINI, Marizete. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 177-195, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 abr.2014.
BRASIL. Constituição Federal Brasileira 1988. Texto consolidado até a Emenda Constitucional n° 58, de 23 de setembro de 2009. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/SF/legislacao/const/>. Acesso em: mar. 2016.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2014.
BRASIL. Parecer nº 36/01-CNE-CEB, de 4 de dezembro de 2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb36_01.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2013.
BRASIL. Programa Nacional de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares: Conselho Escolar e a Educação no Campo. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília: MEC/SECAD, 2007. Disponível em: . Acesso em: Março/2016.
BRASIL. Resolução N° 2 do CNE/CEB, de 28 de abril de 2008. Disponível em: Acesso em: março/2016.
BRASIL. Decreto Nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Disponível em: Acesso em: março/2016.
BRASIL. Resolução Nº 40 do CNE/CEB, de 26 de Julho De 2011. Disponível em: . Acesso em: março/2016.
BRASIL. Programa Nacional de Educação do Campo- Pronacampo: Documento Orientador. 2013. Disponível em:Acesso em: março/2016.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo. Brasília: MEC,SEB, 2014 a.
BRASIL. Edital n° 4 de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático do campo. 2014 b. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/165-editais?download=8878:edital-pnld-campo-2016>. Acesso em: março/2016.
CALDART, R.S. Elementos para a construção do projeto político-pedagógico da Educação do campo. IN: PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Cadernos Temáticos: Educação do Campo. Curitiba: SEED/PR, 2005. P.23-34.
DIEESE; NEAD; MDA. Estatísticas do meio rural 2010-2011. 4 ed. São Paulo: DIEESE; NEAD; MDA, 2011.
DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Disponível no site <http://dowbor.org/2006/04/educacao-e-desenvolvimento-local-doc.html/>Acesso em: 21/03/2016.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JEZUS, S. M. S. A. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Brasília: NEAD, 2004, v. 5, p. 53-89.
JANATA, Natacha Eugênia. Educação do campo: as marcas dessa trajetória. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo. Brasília: MEC, SEB, 2014.
KOLLING, Edgar Jorge. NERY, Ir. MOLINA, Mônica Castagna. Orgs. A Educação Básica e o Movimento Social no Campo (Memória). Brasília, 1999.
MESZÁROS. István. A Educação para além do capital. São Paulo: Bontempo, 2005.
MUNARIM, A.Movimento Nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construção. 2008. Disponível em:<http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT03-4244--Int.pdf>. Acesso em: março/2016.
SILVA, Ataíze Mota da. GONZAGA, Magnus José Barros. Formação De Professores: Desafios À Educação Do Campo. Disponível em: . Acesso em: março/2016.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo, Desigualdades Sociais e Educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 745-763, jul.-set. 2012. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: março/2016.
TARDIF. Maurice. Saberes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
TORRES, Júlio Cesar; SILVA, Cláudio Rodrigues da; MORAES, Agnes Iara Domingos. Escolas públicas no campo: Retrospectiva e perspectivas em um contexto de projetos políticos em disputa. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 262-272, 2014. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.14244/19827199962>.Acesso em: 05/03/2016.
VIEIRA, Ana Luisa. Educação do Campo sofre com políticas fragmentadas. Disponível em:<http://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/01/30/educacao-no-campo-sofre-com-politicas-fragmentadas>fevereiro de 2015. Acesso em: 08/03/2016
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.