Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Elzimar Pereira Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9848

Resumo

Este artigo imprime uma reflexão sobre a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância desenvolvida em Escolas Famílias Agrícolas-EFAs e Centro de Formação Familiar por Alternância (CEFFAs), na perspectiva do paradigma da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Intenciona mostrar, por revisão bibliográfica, um processo de ensinar e aprender no qual possibilita a permanência do aluno na escola em consonância com o meio em que vive. Assim, destacamos o plano de estudos, interlocutor entre educação formal e educação informal, como elemento fundante da relação interseccional entre tempo escola e tempo comunidade, no sentido de valorizar aspectos culturais das pessoas residentes no campo.

Palavras-chave: ensino e aprendizagem; pedagogia da alternância; escola do campo.

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Biografia do Autor

  • Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe). Graduação em História e graduação em Pedagogia.  É professora Associado da Universidade Federal do Tocantins e Bolsista Produtividade da Universidade do CNPq. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação; Docência universitária e Interdisciplinaridade e Formação docente. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.
  • Elzimar Pereira Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Professora da Universidade Federal de Goiás- UFG em Goiânia.

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Publicado

12-12-2016

Como Citar

Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(3), 1484-1505. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9848