Pedagogia da alternância no Amapá: um estudo na Escola Família Agrícola do Pacuí
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9849Resumo
Este estudo tem como objetivo compartilhar a trajetória da experiência da Pedagogia da Alternância no Amapá, bem como discutir as estratégias desenvolvidas pelos agricultores na aplicação de ações colaborativas Escola e Famílias, rompendo o isolamento entre o contexto escolar e o familiar na formação/qualificação de seus filhos na Escola Família Agrícola do Pacuí (EFAP). A metodologia abrangeu pesquisa documental e bibliográfica, e entrevistas semi-estruturadas realizadas com os agricultores fundadores da EFAP. Os resultados indicam que a teoria pedagógica dialoga com a realidade do campo, potencializando a permanência dos jovens junto a suas famílias.
Palavras-chave: pedagogia da alternância; Amapá; Escola Família do Pacuí.
Downloads
Referências
ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de. A experiência educativa de uma Casa Familiar Rural e suas contribuições para o desenvolvimento local. Belém: Dissertação de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Socioambiental, UFPA/NAEA, 2005.
ALVES, Maria Abadia; JUZWIAK, Aleksander Ridel; NATALI, Leonardo Mello. Projeto Conexão Local: Escolas Famílias Agrícolas e Agroextrativistas do Amapá. Relatório Final - EMBRAPA, Macapá, 2010.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação para as novas relações de trabalho no campo. In:Seminário Educação no meio rural (Anais). Brasília: INEP, 1982.
BEGNAMI, João Batista. Uma geografia da pedagogia da alternância no Brasil: Brasília: Cidade, 2004. (Unefab Documento Pedagógico).
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In:ARROYO M.,CALDART,R.& MOLINA.M(orgs). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Ed.Vozes,p.147-158, 2004
______. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
CORDEIRO, N. K. Georgina; REIS, Neila da Silva; HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
EFAP. Escola Família Agrícola do Pacui. Projeto Político Pedagógico da Escola Família Agrícola do Pacui. Macapá, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 35ª edição, 2003.
GIMONET, Jean Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. tradução de Thierry de Burghgrave. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
______. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e de Orientação. In: Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância, 1., 1999, Salvador. Anais. Salvador: União Nacional das Escolas Família Agrícola do Brasil, 1999, p. 39-48.
______. A alternância na formação:Método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das Casas Familiares Rurais. Maisons Familiales Rurales”. In: DEMOL, Jean; Noel et.PILON, Jean - Marc. Alternance, Developpement Personnel et Local. Paris: L’Harmattan, 1998, pg. 51 - 66. Tradução de Thierry De Burghgrave.
HAGE, Salomão Mufarrej. Classes Multisseriadas: desafios da educação rural no Estadodo Pará/Região Amazônica. In: HAGE, Salomão Mufarrej (Org). Educação do Campo na Amazônia: Retratos e realidades das Escolas Multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005.
NEVES, Bruna Picanço. Atuação do monitor (a) na Pedagogia da Alternância: Um estudo na Escola Família Agrícola - EFA do Pacuí, no Amapá. TCC, Curso Licenciatura em Ciências Agrárias, Universidade do Estado do Amapá-UEAP, Macapá, 2015.
NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.
______.As origens da Pedagogia da Alternância. Brasília: UNEFAB, 2007.
OLIVEIRA, Marcos Marques de (org). Vozes e visões do campo. São Paulo: Peirópolis, 2009.
PINTO, Manuela Pereira de Almeida; GERMANI, Guiomar Inez. O Território da Educação do Campo: as escolas famílias agrícolas. Encontro de Geógrafos da América Latina. Perú, 2013.
RIBEIRO, Marlene. Movimento Camponês, Trabalho e Educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SILVA, U. R. L. Relações de Trabalho na atividade produtiva do Mel nas Comunidades de São Pedro dos Bois e Inajá do Piririm. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2010
.
SOUZA, Hildete Margarida de. Processo de Construção do Projeto Político Pedagógico: um estudo na EFA do Pacuí. Dissertação de Mestrado, Universidade Nova Lisboa, Portugal. Mestrado Internacional em Educação, Lisboa, 2003.
UNEFAB, União Nacional das Escolas Famílias do Brasil. Pilares da Pedagogia da Alternância. Disponível em: <http://www.unefab.org.br/p/efas_3936.html#.VY4Oc_lVjkY>. Acesso em: 03 fev. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.