A leitura das crianças do campo a partir de Alta Floresta

Autores

  • Érica Lemes Lopes da Silva
  • Ivone Cella da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9852

Resumo

O estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. Focalizou apreender como é a leitura das crianças do meio rural de Alta Floresta. Fundamenta-se na legislação, em autores que discutem a temática leitura, com destaque para Paulo Freire, Ana Teberosky e Teresa Colomer. Entrevistou-se a comunidade escolar e moradores da comunidade e observou-se a sala de aula e a biblioteca. Percebeu-se que há um longo caminho para inserção à leitura, atendendo o modo de vida do meio rural.

Palavras-chave: crianças; leitura; meio rural.

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Biografia do Autor

  • Ivone Cella da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso

    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1988) Especialização em Supervisão e Curriculo para a escola pública de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), especialização em Interdisciplinaridade e Educação Infantil pelo IMPG - Cuiabá. Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professora efetiva na área de Metodologia de Ensino da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, atua no Projeto de Pesquisa: Múltiplos olhares Professores da Educação do Campo-MOPEC, nos temas: formação de professores e docência: teoria e prática; escola de populações rurais. Atua também no Curso de Pedagogia para Educadores do Campo nas disciplinas de metodologia de ensino e estagio curricular.

    Avaliadora:

    [70800006] - Área de Avaliação: Educação

    [70804001] - Ensino-Aprendizagem

    [70807035] - Educação Rural

    [70804028] - Métodos e Técnicas de Ensino

Referências

REFERÊNCIAS

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_______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para o campo: respeitando aos diferentes percursos de vida: unidade 7. Brasília: MEC/SEB, 2012.

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Publicado

12-12-2016

Como Citar

A leitura das crianças do campo a partir de Alta Floresta. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(3), 1384-1401. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9852