A leitura das crianças do campo a partir de Alta Floresta
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9852Resumo
O estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. Focalizou apreender como é a leitura das crianças do meio rural de Alta Floresta. Fundamenta-se na legislação, em autores que discutem a temática leitura, com destaque para Paulo Freire, Ana Teberosky e Teresa Colomer. Entrevistou-se a comunidade escolar e moradores da comunidade e observou-se a sala de aula e a biblioteca. Percebeu-se que há um longo caminho para inserção à leitura, atendendo o modo de vida do meio rural.
Palavras-chave: crianças; leitura; meio rural.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento do ensino na perspectiva da diversidade: unidade 3. Brasília: MEC/SEB, 2012.
_______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para o campo: respeitando aos diferentes percursos de vida: unidade 7. Brasília: MEC/SEB, 2012.
CELLA-SILVA, Ivone. “PREFIRO FICAR EM CASA”: a reprodução do capital e o atendimento escolar de populações rurais a partir de Sinop-MT. 2014. (Tese de Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás).
FASSBINDER, Ivani; FASSBINDER, Paulina. A importância da leitura para o desenvolvimento da escrita. Disponível em:
www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3452_1986.pdf. Acesso 03 de julho de 2015.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler - em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1989.
IBGE. Censo Escolar – Biblioteca na escola. 2014. Disponível em:
http://www.ibge.gov.br/censo2014/dados_divulgados/index.php?uf=51. Acesso em: 15 agosto de 2015.
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
LIMA, Leandro de Souza. Uma visão construtiva no ensino da leitura. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/uma-visao-construtiva-no-ensino-da-
leitura/99781/#ixzz3dKG8mwrT. Acesso 15 de junho de 2015.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1989.
TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.