Pesquisa-ação por intermédio de projetos de aprendizagem: diretrizes teórico-metodológicas do Projeto Canteiros de Sabores e Saberes como alternativas para a Educação do Campo

Autores

  • Milton Mauad de Carvalho Camera Filho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Aureir Alves de Brito

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9857

Resumo

O presente trabalho apresenta as diretrizes teórico-metodológicas do Projeto Canteiros de Sabores e Saberes, delimitando as contribuições do subprojeto CANTASOL como alternativa paradigmática para a Educação do Campo. Busca-se expor o papel da escola como reprodutora das relações de produção estabelecidas, por meio de uma concepção marxista da educação, fundamentada em dois aspectos principais: a crise educacional, em todos os níveis, e a consequente dívida histórica da universidade pública para com a sociedade. Também é discriminada a proposta metodológica que orienta os trabalhos deste projeto, com base na Pesquisa-Ação, de Michel Thiollent e Pesquisa-Participante, de Carlos Rodrigues Brandão.

Palavras-chave: educação do campo; extensão universitária; pesquisa-ação; pesquisa-participante; projetos de aprendizagem.

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Publicado

12-12-2016

Como Citar

Pesquisa-ação por intermédio de projetos de aprendizagem: diretrizes teórico-metodológicas do Projeto Canteiros de Sabores e Saberes como alternativas para a Educação do Campo. (2016). Eventos Pedagógicos, 7(3), 1530-1556. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9857