O currículo em movimento: o (re)desenho e a inserção do programa ensino médio inovador em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9865Resumo
No campo da ciência da educação, estudos acerca do currículo da escola básica são frequentes e têm crescido nos últimos anos, em decorrência da necessidade atribuída aos currículos em adequar os conhecimentos historicamente acumulados à demanda de sujeitos que frequentam a escola nos dias atuais. Inserido nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal compreender como o Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI se insere num (re)desenho do currículo em movimento e quais os desdobramentos desta inserção para a escola e a Formação das Juventudes. O aporte teórico do estudo foi a abordagem oferecida pela pedagogia crítica, bem como trabalhos da literatura especializada em currículo. Para entender o currículo do Ensino Médio e a formação para as juventudes usamos como principais referenciais teóricos Juarez Dayrell; Paulo Carrano; Carla Linhares Maia e Miguel Arroyo; para entendermos o ProEMI as discussões de Vanessa Jakimiu sobre os documentos oficiais foram de fundamental importância. Os elementos norteadores para o entendimento do diálogo estão apontados teoricamente por Paulo Freire; Hostina Nascimento e Marta Pernambuco, entre outros. Em relação à Integração Curricular usamos Maria Matos e Edi Paiva; James Beane, entre outros. Na parte empírica do trabalho, utilizamos como principal instrumento de obtenção de informação a entrevista individualizada com educadores, e a coletiva, com educandos, complementando as informações com a observação simples e análise documental. O redesenho curricular do Ensino Médio necessita integrar os saberes das juventudes para que os conhecimentos escolares se tornem mais significativos.
Palavras-chave: currículo em movimento; ensino médio inovador; juventudes.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, territórios em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BEANE, James. Integração Curricular. Lisboa: Didáctica Editora, 2002
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. (Orgs). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” as Juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100. p. 1105-1128, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Cortez, 2005.
JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Política de reestruturação curricular no Ensino Médio: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
MATOS, Maria do Carmo; PAIVA, Edi Vasconcellos de. Currículo Integrado e Formação Docente: entre diferentes concepções e práticas. Vertente UFSJ. v. 33, p. 124-138, 2009.
NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Entrelaçando olhares: quando o GEPEM/UFRN e o LEFREIRE/UERN se encontram em Paulo Freire. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.