O currículo em movimento: o (re)desenho e a inserção do programa ensino médio inovador em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte
Visualizações: 10DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9865Resumo
No campo da ciência da educação, estudos acerca do currículo da escola básica são frequentes e têm crescido nos últimos anos, em decorrência da necessidade atribuída aos currículos em adequar os conhecimentos historicamente acumulados à demanda de sujeitos que frequentam a escola nos dias atuais. Inserido nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal compreender como o Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI se insere num (re)desenho do currículo em movimento e quais os desdobramentos desta inserção para a escola e a Formação das Juventudes. O aporte teórico do estudo foi a abordagem oferecida pela pedagogia crítica, bem como trabalhos da literatura especializada em currículo. Para entender o currículo do Ensino Médio e a formação para as juventudes usamos como principais referenciais teóricos Juarez Dayrell; Paulo Carrano; Carla Linhares Maia e Miguel Arroyo; para entendermos o ProEMI as discussões de Vanessa Jakimiu sobre os documentos oficiais foram de fundamental importância. Os elementos norteadores para o entendimento do diálogo estão apontados teoricamente por Paulo Freire; Hostina Nascimento e Marta Pernambuco, entre outros. Em relação à Integração Curricular usamos Maria Matos e Edi Paiva; James Beane, entre outros. Na parte empírica do trabalho, utilizamos como principal instrumento de obtenção de informação a entrevista individualizada com educadores, e a coletiva, com educandos, complementando as informações com a observação simples e análise documental. O redesenho curricular do Ensino Médio necessita integrar os saberes das juventudes para que os conhecimentos escolares se tornem mais significativos.
Palavras-chave: currículo em movimento; ensino médio inovador; juventudes.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, territórios em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BEANE, James. Integração Curricular. Lisboa: Didáctica Editora, 2002
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. (Orgs). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” as Juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100. p. 1105-1128, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Cortez, 2005.
JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Política de reestruturação curricular no Ensino Médio: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
MATOS, Maria do Carmo; PAIVA, Edi Vasconcellos de. Currículo Integrado e Formação Docente: entre diferentes concepções e práticas. Vertente UFSJ. v. 33, p. 124-138, 2009.
NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Entrelaçando olhares: quando o GEPEM/UFRN e o LEFREIRE/UERN se encontram em Paulo Freire. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.