Crenças desveladas no discurso de docentes através de narrativas de aprendizagem de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.9982Resumo
Esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista buscou investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa a partir de suas narrativas de aprendizagem. O corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da UFMG. Os resultados desta análise foram significativos, pois possibilitaram uma reflexão sobre as políticas de formação de professores de línguas vigentes no Brasil, bem como despertaram a necessidade de repensá-las, com vistas a uma possível (re)formulação, no intento de buscar subsídios inovadores para enfrentar os desafios latentes no atual ensino escolarizado brasileiro.
Palavras-chave: crenças; formação docente; ensino e aprendizagem; língua inglesa; narrativas.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.
BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, SP, 1995.
______. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v.7, n.1, p.123-156. 2004.
______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; ABRAHÃO, M. H. V. (Orgs.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006.
______. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.7, n. 2, p.109-138. 2007.
CRISTOVÃO, V. L. L. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C. (Orgs.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
FREITAS, M. A. Educação e ensino de língua estrangeira hoje: implicações para a formação de seus respectivos profissionais e aprendizes. In: VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (org.) Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, Arte Língua, 2004.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação & Sociedade, v.113, n.31, p.1355-1379. 2010.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2002.
GIMENEZ, T. Formação de professores de línguas no Brasil: avanços e desafios. In: SANTOS, L. I. S.; SILVA, K. A. (Orgs.). Linguagem, ciência ensino: desafios regionais e globais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013a.
______. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C. (Orgs.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013b.
LEFFA, V. J. A. A look at students’ concept of language learning. Trabalhos em Linguística Aplicada, v.17, p.57-65. 1991.
______. O. Banco de dados do Projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE). Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: www.veramenezes.com/amfale.htm. Acesso em: 02/03/2017.
SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, SP, 2005.
______. ARAGÃO, R. C. (Orgs.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.
SIQUEIRA, D. S. P. Diversidade, ensino e linguagem: que desafios e compromissos aguardam o profissional de letras contemporâneo? Línguas & Letras, v.24, n.13, p.35- 66. 2012.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação do professor de línguas de uma perspectiva sociocultural. Signum: Estudos da Linguagem, v.15, n.2, p.457-480. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.