Crenças desveladas no discurso de docentes através de narrativas de aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Graciene Verdécio de Gusmão Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.9982

Resumo

Esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista buscou investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa a partir de suas narrativas de aprendizagem. O corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da UFMG. Os resultados desta análise foram significativos, pois possibilitaram uma reflexão sobre as políticas de formação de professores de línguas vigentes no Brasil, bem como despertaram a necessidade de repensá-las, com vistas a uma possível (re)formulação, no intento de buscar subsídios inovadores para enfrentar os desafios latentes no atual ensino escolarizado brasileiro.

Palavras-chave: crenças; formação docente; ensino e aprendizagem; língua inglesa; narrativas.

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Biografia do Autor

  • Graciene Verdécio de Gusmão, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Profa. Ma. Graciene Verdécio de Gusmão.

    Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Barra do Bugres. Professora no curso de Letras (Portugês/Espanhol), da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Aberta do Brasil - UAB, na Modalidade Educação a Distância – EAD. E-mail: graciene.verdecio.gusmao@gmail.com

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Publicado

08-12-2017

Como Citar

Crenças desveladas no discurso de docentes através de narrativas de aprendizagem de língua inglesa. (2017). Eventos Pedagógicos, 8(2), 1028-1054. https://doi.org/10.30681/reps.v8i2.9982