MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNÇÕES DISCURSIVAS DE RECURSOS MULTIMODAIS NO WHATSAPP CHAT

Autores

  • Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento
  • Rebecca Paiva Alves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6537

Palavras-chave:

multimodalidade, práticas discursivas, ensino de Língua Portuguesa, WhatsApp Chat

Resumo

Esta pesquisa visa investigar o uso de recursos multimodais em práticas discursivas desenvolvidas em grupo do WhatsApp criado para ampliar o diálogo entre discentes de uma turma de Ensino Médio e a docente de Língua Portuguesa desta turma. Este estudo inicia com a revisão bibliográfica de Brito; Sampaio (2013), Kress; van Leeuwen (1996), Nascimento (2017), Rojo (2009, 2012), entre outros. Em seguida, ocorreu a análise verbo-visual de práticas discursivas do grupo supramencionado. A análise se concentrou na inter-relação entre recursos verbais e não verbais, o que permitiu reconhecer e categorizar diferentes funções dos recursos multimodais nessas práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento

    Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística, da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Letras, do Centro de Artes e Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco (CAC-UFPE). Docente permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFPE). Pesquisadora líder do Núcleo de Estudos de Línguas e Discurso (NELD-UFPE/CNPq).

  • Rebecca Paiva Alves da Silva

    Especialista em Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Graduada em Letras-Espanhol pela mesma instituição. Professora da rede particular de ensino no estado de Pernambuco.2 Especialista em Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Graduada em Letras-Espanhol pela mesma instituição. Professora da rede particular de ensino no estado de Pernambuco.

Downloads

Publicado

06/09/2022

Como Citar

MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FUNÇÕES DISCURSIVAS DE RECURSOS MULTIMODAIS NO WHATSAPP CHAT. (2022). Revista De Letras Norte@mentos, 15(39). https://doi.org/10.30681/rln.v15i39.6537

Artigos Semelhantes

11-20 de 767

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.