TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Simone de Souza Naedzold Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Leandra Ines Seganfredo Santos Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7406

Resumen

Este texto visa refletir sobre o conceito de Transposição Didática de Chevallard (2009), naformação docente. Pretende-se ponderar sobre a internalização/aprendizagem do conceito pelosprofessores e a ação destes em sala de aula na movimentação/transição entre os saberes sábios/aensinar/ensinados, e sua relação com a noosfera, conforme as etapas da Transposição e asimplicações que as atividades determinam, até a construção de conhecimentos pelos estudantes.Analisamos como corpus o “Orientativo Sala de Educador 2015”, documento base da formaçãodocente do ensino público em Mato Grosso. O quadro teórico-metodológico está composto deautores como Chevallard, Halté, Petitjean, dentre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone de Souza Naedzold, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestra em estudos de linguagens e letramentos – PROFLETRAS (UNEMAT/Sinop). Especialista emDidática do Ensino Superior (UNIC/Sinop). Graduada em Letras – Línguas Portuguesa e Espanhola e suas
respectivas literaturas (UFSC). Professora concursada da rede estadual de Mato Grosso (Sinop/MT).

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) na UNESP (Rio Preto) e Pós-doutora emLinguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). Professora concursada na Universidade do Estadode Mato Grosso - UNEMAT. Atua na Graduação e nos programas de pós-graduação stricto sensu emLinguística e PROFLETRAS.

Publicado

2018-10-15

Cómo citar

Naedzold, S. de S., & Santos, L. I. S. (2018). TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA. Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7406

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>