v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS

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Neste sexto volume, Nº 12, a Revista de Letras Norte@mentos oferece à comunidade científica das áreas de Estudos da Linguagem uma excelente oportunidade para conhecer resultados de pesquisas recentes sobre temáticas distintas, que envolvem aportes teóricos igualmente distintos, dentre eles os de cunho dialetológico, da Geolinguística Pluridimensional, Contatual e Relacional, da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso de linha francesa, da dimensão Pragmática, do Funcionalismo norte-americano e da Sociolinguística Interacional. Vale destacar que este volume, dedicado aos Estudos Linguísticos, foi coordenado pelas Profas. Dra.Neusa Inês Philippsen e Dra. Rosana Rodrigues da Silva.

Publicado: 20/12/2013

Editorial

  • Expediente

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6733
  • Apresentação

    Revista de Letras Norte@mentos
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6732
  • DESDE ANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

    Manoel Mourivaldo SANTIAGO-ALMEIDA
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6875
  • O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO E O LIVRO DIDÁTICO DE PLE

    Gabriel Nascimento dos SANTOS, Maria D’Ajuda Alomba RIBEIRO
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6877
  • MIGRAÇÕES E CONTATOS LINGUÍSTICOS NA PERSPECTIVA DA GEOLINGUÍSTICA PLURIDIMENSIONAL E CONTATUAL

    Cléo Vilson ALTENHOFEN
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6876
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO CONTATO LINGUÍSTICO ENTRE O ALEMÃO E O PORTUGUÊS NO SUL DO BRASIL ATRAVÉS DE CARTAS ANTIGAS: INTERFERÊNCIAS FONÊTICAS NO PORTUGUÊS DOS IMIGRANTES

    Joachim STEFFEN
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6878
  • COMPONENTES E DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS DE UMA PARCERIA PARA A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS E ALEMÃO VIA TELETANDEM

    Ana Mariza BENEDETTI, Lidiane LUVIZARI-MURAD
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6879
  • O HUNSRÜCKISCH ENTRE O HOCHDEUTSCH E O PORTUGUÊS BRASILEIRO: O CASO DO RÁDIO NA COMUNIDADE TEUTO-GAÚCHA NORTE MATO-GROSSENSE

    Fernando Hélio Tavares de BARROS, Neusa Inês PHILIPPSEN
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6880
  • RELENDO QUADROS E KARNOPP 2004: A REPRESENTAÇÃO DAS ESTRUTURAS SINTÁTICAS DA LIBRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA E AS SUAS IMPLICAÇÕES

    Claudio Alves BENASSI, Anderson Simão DUARTE, Ermelinda Maria DE-LAMONICA-FREIRE, Fábio Vieira de Souza JÚNIOR
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6881
  • PESQUISA ESCOLAR: O QUE DIZEM OS DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO?

    Rita Rodrigues de SOUZA
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6883
  • ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA

    José Carlos Lima dos SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6882
  • A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE

    Alexandre António TIMBANE
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6885
  • METODOLOGIA DE ESTUDOS DO CONTATO LINGUÍSTICO INTERVARIETAL EM LUGARES DE MIGRAÇÃO RECENTE: ALGUNS APONTAMENTOS

    Carla Regina de Souza FIGUEIREDO
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6884
  • DOCÊNCIA E LINGUAGEM: A ATIVIDADE DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE

    Pedro Antonio Gomes de MELO, Bartolomeu Brito MELO
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6886
  • USO DA LINGUAGEM E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NO EXAME CELPE-BRAS

    Everton Vargas da COSTA, Simone da Costa CARVALHO
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6887
  • CONSIDERAÇÕES PRAGMÁTICAS ACERCA DA DENEGAÇÃO PSICOLÓGICA

    Selmo Ribeiro FIGUEIREDO JUNIOR
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6888
  • EFEITOS DE SENTIDO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA NA (RE)CONSTRUÇÃO DE TIMOR-LESTE

    Ewerton Rezer GINDRI
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6889
  • DIALOGANDO COM A LINGUAGEM VISUAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA

    Gustavo Cunha de ARAÚJO
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6890
  • O ESTUDO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS NO ENSINO SUPERIOR

    Luci Terezinha Kroetz Fernandes MASO
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6892
  • A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL E PERSPECTIVA DO DISCENTE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMT – CAMPUS DE SINOP/MT

    Mayara Tonett Galiassi Scheid WEIRICH
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6894
  • CONTEXTO DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUAS: O CASO DE UM SITE DE RELACIONAMENTO

    Grasiela Veloso dos SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.30681/rln.v6i12.6893