The implementation of the teaching of education for ethnic-racial relations, afro-brazilian, african and indigenous history and culture in the curriculum of the international relations course at brazilian public universities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.105122

Keywords:

Education, Ethnic-Racial Relations, International Relations, Political Pedagogical Projects, Public Universities

Abstract

This study aims to map the current situation of International Relations courses in Brazilian Public Universities regarding the implementation of the teaching of Education for Ethnic-Racial Relations, Afro-Brazilian, African and Indigenous history and culture in their respective curriculum. For this, this research consisted of the qualitative analysis of the Political Pedagogical Projects and curriculum of the 28 International Relations courses currently existing in federal, state and municipal public universities in Brazil, in order to trace the national situation of IR courses and better understand their level of adherence to national curriculum parameters and guidelines. The focus of the analysis was to locate in the Political Pedagogical Projects of these courses concrete actions that meet the national curricular guidelines, such as the inclusion of subjects, bibliographies and other curricular activities.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC/CNE, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>.

________. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Relações Internacionais. MEC/CNE/CES, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/73651-rces004-17-pdf/file>.

GOMES, Nilma Lino e RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Resistência Democrática: A Questão Racial e a Constituição Federal de 1988. Educação & Sociedade, v. 39, n. 145, pp. 928-945, 2018.

PAIXÃO, Mayara. O Movimento Negro e a Constituição de 1988: Uma Revolução em Andamento. Brasil de Fato, 2019. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/especiais/o-movimento-negro-e-a-constituicao-de-1988-uma-revolucao-em-andamento>.

SANTOS, Natália Neris da Silva. A voz e a palavra do Movimento Negro na Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988): um estudo das demandas por direitos. Dissertação (mestrado) - Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2015. Disponível em:<https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13699/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nat%c3%a1lia%20Neris.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.

Projeto Político Pedagógico/Currículo dos Curso de RI

FURG. Currículo Curso de Relações Internacionais - Programa das Disciplinas. Rio Grande - RS, 2021. Disponível em: <https://ri.furg.br/qsl/programa-das-disciplinas>.

UEPA. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Belém - PA, 2016. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/prograd/index.php/downloads/ppc/ccnt/259-ppc-relacoes-internacionais-vf/download.html>.

UEPB. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS - BACHARELADO - Campus V. João Pessoa - PB, 2016. Disponível em: <http://proreitorias.uepb.edu.br/prograd/download/0123-2016-PPC-Campus-V-CCBSA-Relacoes-Internacionais-ANEXO.pdf>.

UERJ. Ementário de Relações Internacionais. Rio de Janeiro - RJ, 2021. Disponível em: <http://www.ementario.uerj.br/cursos/relacoes_internacionais.html>.

UFABC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Santo André/São Bernardo do Campo - SP, 2015. Disponível em: <https://prograd.ufabc.edu.br/doc/pp_bach_relacoes_internacionais.pdf>.

UFF. Disciplinas e a matriz curricular. Niterói - RJ, 2021. Disponível em: <http://www.uff.br/?q=curso/relacoes-internacionais/108648/bacharelado/niteroi>.

UFG. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Goiânia - GO, 2013. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/106/o/Resolucao_CEPEC_2015_1384_RI_%281%29.pdf>.

UFGD. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Dourados - MS, 2017. Disponível em: <https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/PPC%20Rela%C3%A7%C3%B5es%20Internacionais%202017.pdf>.

UFMG. Relações Econômicas Internacionais - Bacharelado//Formação Livre - Estrutura Curricular. Belo Horizonte - MG, 2021. <https://ufmg.br/cursos/graduacao/2357/91066>.

UFPB. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. João Pessoa - PB, 2011. Disponível em: <http://www.ccsa.ufpb.br/ccri/contents/documentos/curso/projeto-pedagogico-do-curso.pdf>

UFPEL. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Pelotas - RS, 2020. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/ri/files/2020/12/PPC-RI-2020-_ABRIL.pdf>.

UFRGS. Currículo Curso de Relações Internacionais - Programa das Disciplinas. Porto Alegre - RS, 2021. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=357>.

UFRJ. Curso de Graduação em Relações Internacionais. Rio de Janeiro - RJ, 2021. Disponível em: <https://siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositorio-curriculo/D359E60A-92A4-F799-5FBF-C2EB6FF9E918.html>.

UFRR. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Boa Vista - RR, 2015. Disponível em: <http://ufrr.br/relacoesinternacionais/index.php/component/phocadownload/category/9-ppc>.

UFRRJ. Curso Bacharelado em Relações Internacionais. Seropédica - RJ, 2013. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/grad/ri/files/2015/03/PPC-curso-RI-UFRRJ.pdf>.

UFS. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Relações Internacionais, bacharelado. São Cristóvão - SE, 2011. Disponível em: <https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/verProducao?idProducao=127727&key=6050c5e05372d70e538db36464608dc1>.

UFSC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. CURRÍCULO DO CURSO. Florianópolis - SC, 2021. Disponível em: <https://cursori.paginas.ufsc.br/files/2017/04/Projeto-Pedag%C3%B3gico-RI-2009-oficial.pdf> <http://cagr.sistemas.ufsc.br/relatorios/curriculoCurso?curso=340>.

UFSM. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Santa Maria - RS, 2018. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/474/2021/01/PPC-RI-COMPLETO.pdf>.

UFT. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Relações Internacionais (Campus de Porto Nacional). Palmas - TO, 2014. Disponível em: <https://docs.uft.edu.br/share/s/IFHSgWvuTSiH2suJE4QxFg>.

UFU. PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação – Bacharelado em Relações Internacionais. Uberlândia - MG, 2008. Disponível em: <http://www.ieri.ufu.br/system/files/conteudo/ri_projeto_pedagogico.pdf>.

UnB. Projeto Pedagógico do Bacharelado em Relações Internacionais. Brasília - DF, 2004. Disponível em: <https://irelunb.files.wordpress.com/2019/01/projeto-pedag%C3%93gico-de-rela%C3%87%C3%95es-internacionais-1.pdf>.

UNESP. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Marília - SP, 2018. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/RelacoesInternac/ppp_riatual.pdf><https://www.franca.unesp.br/Home/Graduacao37/2a-rin-2018.pdf>.

UNIFAP. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Macapá - AP, 2013. Disponível em: <https://www2.unifap.br/relacoesinternacionais/files/2013/12/PPC-RI.pdf>.

UNIFESP. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Osasco - SP, 2013. Disponível em: <https://www.unifesp.br/campus/osa2/images/PDF/PPC_Relacoes_Internacionais_dez_2013.pdf>.

UNILA. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTEGRAÇÃO. Foz do Iguaçu - PR, 2013. Disponível em: <https://portal.unila.edu.br/graduacao/relacoes-internacionais/ppc>.

UNILAB. PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS – BACHARELADO. São Francisco do Conde - BA 2017. Disponível em: <http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/PPC-Rela%C3%A7%C3%B5es-Internacionais-Terceira-Vers%C3%A3o-17-FEV-2017.pdf>.

UNIPAMPA. RELAÇÕES INTERNACIONAIS - PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Santana do Livramento - RS, 2019. Disponível em: <http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/131/10/PPC_Rela%C3%A7%C3%B5es%20Internacionais_revisado_maio2019.pdf>.

USP. PROJETO PEDAGÓGICO BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. São Paulo - SP, 2019. Disponível em: <http://143.107.26.205/documentos/Projeto_Pedagogico_IRI_2019.pdf>.

Published

2022-11-25

Issue

Section

ARTIGO

How to Cite

The implementation of the teaching of education for ethnic-racial relations, afro-brazilian, african and indigenous history and culture in the curriculum of the international relations course at brazilian public universities. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 105–122, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.105122. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5930.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

41-50 of 363

You may also start an advanced similarity search for this article.