A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.30.1537

Palavras-chave:

Educação a distância, concurso vestibular, cotas sociais, Universidade Aberta do Brasil, pedagogia.

Resumo

As universidades estaduais definem seus próprios regulamentos sobre o sistema de cotas, os quais são semelhantes ao que determina a Lei nº 12.711/12, lei federal considerada marco fundamental para a política de cotas. O objetivo central da pesquisa consistiu em verificar o desempenho dos candidatos cotistas no concurso vestibular para ingresso no curso de Pedagogia ofertado a distância pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2015. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, discorremos sobre os aspectos legais da modalidade a distância e a política de cotas sociais, especialmente no referido concurso vestibular. Por meio de informações disponíveis na página virtual da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, aferimos o desempenho dos candidatos e o número de vagas não preenchidas pelos candidatos declarados cotistas em 17 (dezessete) polos de apoio presencial. Verificamos que muitas vagas destinadas aos cotistas ficaram ociosas, bem como as dos não cotistas. Houve inúmeras reprovas tanto de candidatos às vagas universais como do Sistema de Cotas Sociais. Na maioria dos casos, o desempenho dos candidatos cotistas nas áreas do conhecimento foi inferior quando comparado aos não cotistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BENJAMIN, César. Tortuosos caminhos. São Paulo: Caros Amigos, 2002.

BOGATSCHOV, Darlene Novacov. Gestão democrática e a atuação do pedagogo: as práticas coletivas de planejamento, organização do trabalho pedagógico e avaliação na escola In: CARBELLO, Sandra Regina Cassol; LOPES, Natalia

Francisca Mezzari (Org.). Gestão do trabalho pedagógico. Maringá: Eduem,2012.

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. As cotas na universidade pública brasileira: será esse o caminho? Campinas: Autores Associados, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Decreto nº 5.622/2005. Brasília, DF: 2005a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm>. Acesso em: 05 fev. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Decreto nº 5.800/2006. Dispõe sobre o sistema Universidade Aberta do Brasil. Brasília, DF, Diário Oficial da União, 9 jun. 2006a.

BRASIL, Ministério da Educação. Decreto nº 9.057/2017. Brasília, DF: 2017a. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9057.htm > Acesso em: 09 fev. 2017a.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/19394.htm>. Acesso em: 15 jan. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Superior: entenda as cotas para quem estudou todo o ensino médio em escolas públicas. Brasília, DF: 2012b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cotas/sobre-sistema.html>. Acesso em:21 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arqui- vos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/ CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Brasília, DF: 2006c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/ar- quivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016. Brasília, DF: 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/in- dex.php?ption=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces- -001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Aces- so em: 27 jan. 2017.

COSTA, Maria Luisa Furlan (Org.). Educação a distância no Brasil: avanços e perspectivas. Maringá: Eduem, 2013.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da Educação superior a distân- cia: novos marcos regulatórios?. Educ. Soc. [online], v. 29, n. 104, p. 891-917,

FALCO, Aparecida Meire Calegari-Falco; Moreira, Jani Alves da Silva Moreira. A gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares. In: CARBELLO, Sandra Regina Cassol; LOPES, Natalina Francisca Mezzari (Org.).Gestão do Trabalho Pedagógico. Maringá: Eduem, 2012.

FILHO, José Claudio Monteiro de Brito. Ações afirmativas. 4. ed. São Paulo:LTr, 2016.

GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da

igualdade: o direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi. Gestão Articulada de Polos: Espaço Múltiplo e Diverso In: COSTA, Maria Luisa Furlan (Org.). Educação a distância no

Brasil: avanços e perspectivas. Maringá: Eduem, 2013. p. 31-52.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Democratização da Educação; ensino a distância

como alternativa. In: LOBO NETO, Francisco J. S. Educação a distância: referências e trajetórias. Brasília, DF: Plano, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido, et. al. Pedagogia, Ciência da Educação?. São Paulo:

Cortez, 2001.

PIMENTEL, 2013. A Educação superior a distância nas universidades públicas

do Brasil: reflexões e práticas. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara

Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos:

EdUFSCar, 2013.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA,

Olinda. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Comissão Central do Vestibular

Unificado. Disponível em: <http://www.vestibular.uem.br/2015-EAD/index.

html>. Acesso em: 07 jun. 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Manual do Candidato Vestibular

UEM/EAD 2015.Disponível em: < http://www.vestibular.uem.br/manualcan- didatodoead2015.pdf >. Acesso em: 07 jun. 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Portaria nº 1951/2010 – GRE. Estabelece procedimentos operacionais referentes à implantação do sistema de cotas sociais do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UEM.

Disponível em:

pdf >. Acesso em: 14 maio 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 15–37, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.30.1537. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 369

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.