RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL:

ABORDAGENS DE PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (2014-2019)

Autores/as

Palabras clave:

Educação literária; Livro didático; Ensino Médio; Pós-graduação no Brasil.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estado da arte parcial a respeito das relações entre literatura e livro didático no Brasil. Buscou-se trabalhos no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e foram selecionadas as teses que propõem análise de livro(s) didático(s) voltados à literatura no ensino médio. Os trabalhos disponíveis e aqui analisados foram defendidos em programas de pós-graduação no período de 2014 a 2019. As principais questões  propostas são: saber como o livro didático é abordado e quais visões sobre o livro didático e sua relação com a literatura e a escola estão presentes nesses trabalhos. Desta forma, a partir de uma investigação exploratória e de natureza bibliográfica e documental, busca-se traçar uma breve apresentação das pesquisas realizadas no Brasil nos últimos anos a respeito desse objeto complexo e controverso, vislumbrando-se  possibilidades de investigações no campo da educação literária.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Míriam Juliana Pastori Bosco, Instituto Federal do Paraná

    Professora de Língua Portuguesa do IFPR - Instituto Federal do Paraná. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado e é Mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referencias

BRASIL/FNDE. Histórico. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/component/k2/item/518-hist%C3%B3rico>. Acesso em 11 mar 2021.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: Uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

BUNZEN, C. Livro didático de língua portuguesa: um gênero do discurso. 2005 Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CHARTIER, R. Comunidades de leitores. In: A ordem dos livros:leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Universidade de Brasília, 1999. p. 11–31.

DALVI, M. A. Literatura nos livros didáticos de ensino médio: as pesquisas de pós-graduação. Eutomia, Recife, 11 (1): 386-406, Jan./Jun. 2013. Disponível em:< https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/233>. Acesso em 13 jun 2020.

DALVI, Maria Amélia. À beira do abismo: o que nos dizem as dissertações e teses sobre a literatura no livro didático de ensino médio? In: Clecio Bunzen [Org.] Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 226p.

HANSEN, J. A. Reorientações no campo da leitura literária. In: Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil/Fapesp, 2005.

HART, R. Da leitura literária e suas invisibilidades: o lugar de Jorge Amado. 2019. Tese (Doutorado em Literatura) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Livros didáticos , escolas, leitura. In: A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Unesp, 2019. p. 159–315. MUNAKATA, K. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n. 3, p. 179–197, 2012.

PIMENTEL, P. S. O dispositivo literatura no livro didático. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

RAZZINI, M. DE P. G. O espelho da nação: a Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). 2000. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

ROJO, R. Letramento(s) - práticas de letramento em diferentes contextos. In: Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 95–121.

SÁ, A. P. DOS S. DE. A descolonização da educação literária no Brasil: das leis 10.639/2003 e 11.645/2009 ao PNLD 2015. 2019. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

SANTOS, O. MA. S. DOS. A literatura e a escola: um estudo sobre os modelos de educação literária do ensnino médio em escolas públicas de Salvador (BA). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

SILVA, S. P. da. Literatura e ensino: o estudo da literatura contemporânea no livro didático de nível médio no Brasil e na Argentina. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2015.

SOARES, S. R. Modelos de apropriação do discurso literário: modelos escolar e digital. 2014. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Literários) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

STREET, B. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Unesco: 1999Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/101654340/Street-Traduzido>. Acesso em: 12 out. 2013.

TASSO, R. D. Cem anos de uma pedra no caminho?: o livro didático no ensino de literatura. 2019. Tese (Doutorado em História da Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS, 2019.

Publicado

2022-12-13

Cómo citar

RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: : ABORDAGENS DE PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (2014-2019). (2022). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10584

Artículos similares

11-20 de 433

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.