Sobre a Revista

A revista Educação Cultura e Sociedade - ECS (ISSN 2237-1648), periódico eletrônico com avaliação Qualis/CAPES B1, está vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

O objetivo da revista é constituir-se em canal de divulgação da produção de professores e pesquisadores mestres e doutores  mediante veiculação gratuita e integral dos textos via internet, possibilitando, desta forma, maior circulação, intercâmbio e visibilidade para os estudos publicados no campo educacional, permitindo fácil acesso ao conhecimento científico produzido na atualidade.

Notícias

Edição Atual

v. 15 n. 1 (2025): Revista Educação Cultura e Sociedade (32. ed.) - Edição Especial: "ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: questões contemporâneas"

Edição Especial da Revista Educação Cultura e Sociedade, vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT, em parceria com o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) e os Grupos de Pesquisa Culturas Contemporâneas (CULTCON)  e a Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (RPPPEFH).

Tema: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: questões contemporâneas 

Publicado: 03/03/2025

Artigos

  • OS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E NO PARANÁ NO PERÍODO ENTRE 2008 E 2023

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1%20(Ed.%20Especial).12659
    Willian Oliveira da Silva, Fernanda Landolfi Maia
    9-20
  • PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): articulação no campo da política pública educacional.

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12652
    Edneuza Alves Trugillo, Andréia Maria Neri Ecco, Agnaldo Machado dos Santos
    21-30
  • JOGOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE SOCIOLOGIA: um mapeamento das produções

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12654
    Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
    31-43
  • TRAJETÓRIA DE PRIVAÇÃO DA LIBERDADE DOS ADOLESCENTES DO CEI/SINOP/MT TRANSFERIDOS PARA O CENTRO SOCIOEDUCATIVO EM CUIABÁ/MT: UMA ANÁLISE DE SUA SUBJETIVIDADE

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12584
    Sandra Pereira de Carvalho, Evandro José Heck, Renata Lucia Maluf
    44-55
  • PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12593
    Roberta dos Reis Neuhold, Lucas Ângelo de Fraga Oliveira
    56-69
  • REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS NEOLIBERAIS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12660
    Miguel Rodrigues Netto, Celina Elias Gomes Gonçalves, Graziele Paceliuka De Cáprio Cardovani
    70-82
  • CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA A PARTIR DE HISTÓRIAS COTIDIANAS: uma abordagem didática para o ensino

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12613
    Diego Fernandes Dias Severo
    83-92
  • A DINÂMICA SOCIAL DA VIOLÊNCIA: as múltiplas faces de um mesmo fenômeno

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12653
    Josivaldo Constantino dos Santos, Ana Paula Araújo dos Santos, Fabiano Anastácio
    93-104
  • DADO SOCIOLÓGICO: o lúdico como método dialógico no ensino de Sociologia

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12586
    Bruna Costa Silva do Nascimento
    105-114
  • HIERARQUIZAÇÃO E DESIGUALDADE NA FORMAÇÃO SUPERIOR? uma análise do bacharelado x licenciatura em ciências sociais na UERJ e UFRJ

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12565
    Vinicius Carvalho Lima, Sara Esther Dias Zarucki Tabac
    115-127
  • O DESENCANTAMENTO E A RACIONALIZAÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA: o sujeito nos novos movimentos sociais

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12655
    Enaide Tereza Rempel
    128-137
  • O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: aspectos da sua institucionalização

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12578
    Givanilton de Araújo Barbosa
    138-150
  • BALANÇO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12587
    Daniele dos Santos Lopes da Silva, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima
    151-163
  • A EDUCAÇÃO PARA O AMÉM DO CAPITAL: a reforma e os impactos na área das humanidades no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12597
    José de Souza Neto, Claudivania Barbon Anderle, Loriene Soares Oliveira
    164-175
  • DOCUMENTO CURRICULAR REFERÊNCIAL DA BAHIA PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise sobre o ensino de sociologia no estado

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12589
    Pedro Vitor de Souza Lopes
    176-194
  • POR UMA SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA: do ator como sistema ao pensamento social na modernidade

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12657
    Roberto Alves de Arruda, Fabiana de Lima Dias , Fernando Castilhero Monteiro
    195-204
  • A CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUS: a necropolítica que transpassa os corpos, estudos sobre classe, raça, gênero e interseccionalidades no Brasil (2020-2023)

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12585
    Larissa Nunes Paiva
    205-216

Apresentação

  • ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: questões contemporâneas

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.11063
    Roberto Alves de Arruda, Gaudencio Frigotto, Sara Julia Castellanos Quintero, Fernando de Araújo Penna, João Batista Lopes da Silva
    1-8
Ver Todas as Edições