TAMBOR DE MINA:

buscando frestas para uma educação estética e antirracista no Ensino Médio

Autores

  • Daniely Meireles do Rosário Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Francisco Ewerton Almeida dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12092

Palavras-chave:

Educação antirracista, Artes visuais, Religiões afro-brasileiras

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do grupo de estudo Estética das Religiões Afro-Brasileiras, desenvolvido no âmbito do Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira e Indígena, com alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), enfocando os elementos estéticos e ritualísticos da religião de matriz africana Tambor de Mina. Por meio de encontros semanais e o uso de metodologias ativas, os processos propostos conduziram ao estudo do que caracteriza as religiões afro-brasileiras, à pesquisa de campo em terreiro de Tambor de Mina (Belém-PA) e à experimentação estética e artística, para pensar o terreiro como um território de resistência e saberes múltiplos, potente de vivências educativas e multiculturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniely Meireles do Rosário, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutora em Artes, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG, 2019). Professora de Artes Visuais da Escola de Aplicação/UFPA, integrante dos grupos de pesquisa "Arte, Corpo e Conhecimento" (CNPQ) e "Arte, Memórias e Acervos na Amazônia" (CNPQ), em Belém do Pará.

  • Francisco Ewerton Almeida dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/ UFSC, 2020). Professor de Língua Portuguesa na Escola de Aplicação da UFPA.

Referências

BANDEIRA, Luís Cláudio Cardoso. “Rotas e Raízes” de ancestrais itinerantes. Tese (Doutorado) - Orientação: Profª. Dra. Maria Antonieta M. Antonacci. Programa de Pós-Graduação em História Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2013.

BOLAÑOS, Aimée G. Diáspora. In: BERND, Zilá. Dicionário das mobilidades culturais: americanos. Porto Alegre: Literalis, 2010.

BOLAÑOS, Aimée G. Toda odisseia tem um final feliz? A propósito de poesia e diáspora. Aletria – Revista de Estudos de Literatura/UFMG. Belo Horizonte, v. 3, n. 22, p. 83-93, set-dez 2012.

CONDURU, Roberto. Arte Afro-brasileira. Projeto Pedagógico: Lúcia G. Pimentel e Alexandrino Ducarmo. Belo Horizonte: C/ Arte, 2007.

DIESEL, Aline et al. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema 2017. Volume 14. Nº 1. Pág. 268 a 288. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4650060/mod_resource/content/1/404-1658-1-PB%20%281%29.pdf. Acesso em: 08 mar. 2023.

FERRETTI, Mundicarmo. Desceu na Guma: o caboclo do Tambor de Mina em um terreiro de São Luís – a Casa Fanti-Ashanti. 2ª ed. rev. e atual. – São Luís: EDUFMA, 2000.

FERRETTI, Mundicarmo. Pureza nagô e nações africanas no tambor de mina do Maranhão. Ciencias Sociales y Religión. Porto Alegre, año 3, n. 3, p. 75-94, oct. 2001.

FERRETTI, Mundicarmo. Querebentã de Zomadônu. Etnografia da Casa das Minas do Maranhão. 3ª ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Voduns da Casa das Minas. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (Org). Culto aos Orixás, voduns e ancestrais na religiões afro-brasileiras. 1ª ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

GLISSANT, Edouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. [Trad.] Marcelo B. Cipolla. 2ª ed. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2017.

PRANDI, Reginaldo. A dança dos caboclos: uma síntese do Brasil segundo os terreiros afro-brasileiros. In: MAUÉS, Raymundo Heraldo; VILLACORTA, Gisela Macambira (Org.). Pajelanças e religiões africanas na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2008.

PRANDI, Reginaldo. Encantaria Brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

RUFINO, Luiz. Vence Demanda: Educação e Descolonização. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2021.

SILVA, Regina Célia de Lima e. História do Imperador Carlos Magno e dos doze pares de França na Encantaria do Tambor de Mina maranhense: do livro à voz no Terreiro da Turquia. Tese (Doutorado) - Orientação: Profª. Dra. Magnólia Brasil Barbosa do Nascimento. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal Fluminense: Niterói, 2015.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2018.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Rosário, D. M. do, & Santos, F. E. A. dos. (2024). TAMBOR DE MINA:: buscando frestas para uma educação estética e antirracista no Ensino Médio. Eventos Pedagógicos, 15(2), 477-487. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12092