REINVENTANDO A EDUCAÇÃO JUNTO À TECNOLOGIA: novas abordagens metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12622Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Alfabetização, TecnologiaResumo
O presente artigo buscou compreender o impacto da pandemia de COVID-19 na educação, especialmente durante e após o retorno às atividades presenciais. Utilizando uma abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas, o estudo teve como objetivo explorar a utilização da tecnologia em sala de aula durante a pandemia e como esse recurso está cada vez mais presente em sala de aula. O estudo foi conduzido principalmente por obras de Ana Lucia Godinho Lima, Eduardo Ferreira Chagas, Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho, Wildiana Kátia Monteiro Jovino e Valéria Cazetta. Os resultados revelaram a necessidade de adaptação por parte dos professores e destacaram o papel crucial da tecnologia na sala de aula. No entanto, observou-se uma defasagem significativa na alfabetização dos alunos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde: OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso em: 09 abr. 2023
CAZETTA, Valéria; LIMA, Ana Lucia Godinho. O Ambiente escolar: em transformação. São Paulo: Alínea, 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MONTESSORI, Maria. A criança. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
MOURA, Daniele Silva. Educação em tempos de pandemia: o acesso à tecnologia por alunos em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 14 n. 3, p. 511–521, 2023. DOI: 10.30681/reps.v14i3.11969. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11969. Acesso em: 17 jun. 2024.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.