O uso de videoaulas no ensino de matemática: um estudo de caso

Autores

  • Luciana Mafalda Elias de Assis
  • Fernanda Francieli da Conceição Discente da Unemat

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9590

Resumo

Este trabalho investiga o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos quando apresentados através de videoaulas em um minicurso de EaD online. Possui um caráter qualitativo através de um estudo de caso onde os dados foram coletados a partir de um minicurso realizado em um ambiente virtual de aprendizagem, utilizando conversas em chats, e-mails e fórum. A análise dos dados coletados busca responder quais as contribuições das videoaulas elaboradas por Salman Khan para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática Básica em um minicurso de EaD online possibilitando discutir a compreensão dos alunos em conteúdos matemáticos apresentados através de videoaulas.

Palavras-chave: matemática; ambiente virtual de aprendizagem; ensino à distância online; pesquisa qualitativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Mafalda Elias de Assis
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora Assistente, classe B, nível 3 da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra.
  • Fernanda Francieli da Conceição, Discente da Unemat
    Discente do curso de licenciatura em Matemática do Campus Universitario de Sinop - UNEMAT

Referências

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a distância online. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BORBA, M. C., Potential Scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM: The international journal on Mathematics Education, v. 41.issues 4. August, 2009, p. 453-565.

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. A. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 7. ed. São Paulo: Editora. Pedagógica e Universitária Ltda, 1986.

MORAN, J.M.M. O que é educação a distância. 2002. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf >. Acesso em: 22 mar. 2015.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

O uso de videoaulas no ensino de matemática: um estudo de caso. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(2), 364-374. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9590