O uso de videoaulas no ensino de matemática: um estudo de caso

Autores

  • Luciana Mafalda Elias de Assis
  • Fernanda Francieli da Conceição Discente da Unemat

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9590

Resumo

Este trabalho investiga o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos quando apresentados através de videoaulas em um minicurso de EaD online. Possui um caráter qualitativo através de um estudo de caso onde os dados foram coletados a partir de um minicurso realizado em um ambiente virtual de aprendizagem, utilizando conversas em chats, e-mails e fórum. A análise dos dados coletados busca responder quais as contribuições das videoaulas elaboradas por Salman Khan para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática Básica em um minicurso de EaD online possibilitando discutir a compreensão dos alunos em conteúdos matemáticos apresentados através de videoaulas.

Palavras-chave: matemática; ambiente virtual de aprendizagem; ensino à distância online; pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Mafalda Elias de Assis

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora Assistente, classe B, nível 3 da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra.

Fernanda Francieli da Conceição, Discente da Unemat

Discente do curso de licenciatura em Matemática do Campus Universitario de Sinop - UNEMAT

Referências

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a distância online. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BORBA, M. C., Potential Scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM: The international journal on Mathematics Education, v. 41.issues 4. August, 2009, p. 453-565.

LUDKE, M.; ANDRE, M. E. A. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 7. ed. São Paulo: Editora. Pedagógica e Universitária Ltda, 1986.

MORAN, J.M.M. O que é educação a distância. 2002. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf >. Acesso em: 22 mar. 2015.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Assis, L. M. E. de, & Conceição, F. F. da. (2015). O uso de videoaulas no ensino de matemática: um estudo de caso. Eventos Pedagógicos, 6(2), 364–374. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9590