Geometria e os temas transversais: uma análise didática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9615Resumo
Este artigo retrata uma pesquisa cujo objetivo fora o de analisar uma coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental, especificamente os conteúdos de geometria, a fim de perceber se os temas transversais sugeridos pelos PCN’s estavam presentes no desenvolvimento dos conteúdos. A análise interpretativa voltada aos Temas Transversais nos conteúdos de Geometria foi realizada na coleção de livros didáticos Projeto RADIX: Raiz do Conhecimento. O resultado da análise nos leva a acreditar que os conteúdos direcionados para a área da geometria da referida coleção abordam de forma implícita os temas transversais.
Palavras-chave: geometria; temas transversais; livros didáticos; OBEDUC.
Downloads
Referências
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curricular Nacional: terceiro e quarto ciclos: apresentação do espaço e forma. Brasília: MEC / SEF, 1997.
______ . ______ . Parâmetros Curriculares Nacional: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1998.
______ . ______ . Parâmetros Curricular Nacional: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 100 - 146.
______ . ______ . Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo, meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 2002, p. 300 - 450.
______ . ______ . Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiros e quartos ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______ . Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm. > Acesso em: 25 set. 2013.
______ . Resolução CEB Nº 2, de 7 de abril de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 1998. Disponível em: < http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Downloads_DCNENSFUND.doc. > Acesso em: 20 set. 2013.
GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS: PNLD 2011: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 1- 96.
LIMA, A. C. O. Aproximações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e os Temas Transversais no Livro Didático de Matemática do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Universidade Federal de Santa Catarina. Faculdade de Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis, 2008. Dissertação de Mestrado.
MORAES, M. S. S. et al. Temas Político-Sociais/ Transversais na Educação Brasileira: o discurso visa à transformação social? Reflexões da disciplina Temas Transversais em Educação. 2002. Faculdade de Ciências. UNESP. Bauru. 2002.
RIBEIRO, Jackson. PROJETO RADIX: Raiz do Conhecimento. São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.