Geometria e os temas transversais: uma análise didática

Autores

  • Márcia de Magalhães Santos CAPES-OBEDUC Bolsista do Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação à Ciências - OBEDUC.
  • Gilvane Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9615

Resumo

Este artigo retrata uma pesquisa cujo objetivo fora o de analisar uma coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental, especificamente os conteúdos de geometria, a fim de perceber se os temas transversais sugeridos pelos PCN’s estavam presentes no desenvolvimento dos conteúdos. A análise interpretativa voltada aos Temas Transversais nos conteúdos de Geometria foi realizada na coleção de livros didáticos Projeto RADIX: Raiz do Conhecimento. O resultado da análise nos leva a acreditar que os conteúdos direcionados para a área da geometria da referida coleção abordam de forma implícita os temas transversais.

Palavras-chave: geometria; temas transversais; livros didáticos; OBEDUC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia de Magalhães Santos, CAPES-OBEDUC Bolsista do Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação à Ciências - OBEDUC.

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curricular Nacional: terceiro e quarto ciclos: apresentação do espaço e forma. Brasília: MEC / SEF, 1997.

______ . ______ . Parâmetros Curriculares Nacional: Matemática. Brasília: MEC /SEF, 1998.

______ . ______ . Parâmetros Curricular Nacional: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 100 - 146.

______ . ______ . Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, ética, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo, meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 2002, p. 300 - 450.

______ . ______ . Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiros e quartos ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______ . Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm. > Acesso em: 25 set. 2013.

______ . Resolução CEB Nº 2, de 7 de abril de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 1998. Disponível em: < http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Downloads_DCNENSFUND.doc. > Acesso em: 20 set. 2013.

GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS: PNLD 2011: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 1- 96.

LIMA, A. C. O. Aproximações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e os Temas Transversais no Livro Didático de Matemática do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Universidade Federal de Santa Catarina. Faculdade de Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis, 2008. Dissertação de Mestrado.

MORAES, M. S. S. et al. Temas Político-Sociais/ Transversais na Educação Brasileira: o discurso visa à transformação social? Reflexões da disciplina Temas Transversais em Educação. 2002. Faculdade de Ciências. UNESP. Bauru. 2002.

RIBEIRO, Jackson. PROJETO RADIX: Raiz do Conhecimento. São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Santos, M. de M., & Oliveira, G. A. de. (2015). Geometria e os temas transversais: uma análise didática. Eventos Pedagógicos, 6(2), 375–384. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9615