A importância da participação da família no ensino e aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Maria Aparecida Taveira Bispo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9642

Resumo

Este artigo aborda a importância da família no processo de ensino e aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi de abordagem qualitativa realizada na Escola Paulo Freire, no município de Sinop. Os sujeitos da pesquisa foram com três professores e dois pais dos alunos. O aporte teórico está fundamentado em Mirian Goldemberg, Augusto Nilbado Silva Triviños, Anthony Giddens e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Na guisa de conclusão, constatou-se que a família tem um papel primordial na aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois é dentro do núcleo familiar que o primeiro contato social acontece. E a escola, por sua vez, exerce papel importante nessa formação.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem; escola; família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Taveira Bispo

Acadêmica do curso de Pedagogia UNEMAT - Sinop

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (9394/1996). Brasília: Ministério da Educação e do Desporte, MEC, 2001.

______ . Estatuto da criança e do adolescente - ECA. Lei Federal n° (8069), de 13de Julho de 1990.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2005.

KNOBEL, Maurício. Orientação familiar. Campinas: Papirus, 1992.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [18 jun. 2014]. Entrevistadora: Maria Aparecida Taveira Bispo. Sinop-MT, 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso a importância da Participação da Família no processo de Ensino Aprendizagem Escolar das Crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [18 jun. 2014]. Entrevistadora: Maria Aparecida Taveira Bispo. Sinop-MT, 2f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso: sobre a importância da participação da família no processo ensino aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

RESPONSÁVEL PELO ALUNO 1. Pai 1: depoimento. [18 jun. 2014]. Entrevistadora: Maria Aparecida Taveira Bispo. Sinop-MT, 1f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso: sobre A importância da participação da família no processo de ensino aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

RESPONSÁVEL PELO ALUNO 2. Pai 2: depoimento. [18 jun. 2014]. Entrevistadora: Maria Aparecida Taveira Bispo. Sinop-MT, 1f. Entrevista concedida para trabalho de Conclusão de Curso: sobre A importância da participação da família no processo de ensino aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Bispo, M. A. T. (2015). A importância da participação da família no ensino e aprendizagem escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 6(2), 160–169. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9642

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)