O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA E IMPLÍCITA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE L2/THE ROLE OF EXPLICIT AND IMPLICIT INSTRUCTION IN THE L2 TEACHING/LEARNING PROCESS
Palavras-chave:
Instrução explícita. Instrução implícita. Ensino/aprendizagem de L2. Futuro perfeito.Resumo
O objetivo central desta pesquisa é investigar que tipo de instrução pode ser mais benéfica no processo de ensino/aprendizagem de L2, a instrução explícita ou a instrução implícita. O estudo conduz uma pesquisa quantitativa com 31 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da região Centro-Oeste do Brasil, com o intuito de verificar qual tipo de instrução é mais benéfica em aulas de inglês/L2 ao se ensinar uma estrutura gramatical complexa, o Futuro Perfeito. Esses alunos foram divididos em dois grupos, sendo que um recebeu a instrução explícita e o outro recebeu a instrução implícita. Ambos os grupos fizeram um pré-teste, duas semanas depois receberam uma instrução e fizeram um teste imediato, isto é, imediatamente após a instrução, e, duas semanas após a instrução, fizeram um teste posterior. Os resultados mostraram que houve um aumento na média do teste imediato em relação ao pré-teste; no entanto, houve uma queda nas médias dos grupos no teste posterior, indicando que não houve aprendizado a longo prazo. Com base nos resultados, nenhuma das instruções, implícita ou explícita, se mostrou ser estatisticamente mais benéfica que a outra para o processo de ensino/aprendizagem de estrutura alvo na L2. Entretanto, a instrução explícita se mostrou ser ligeiramente mais benéfica a curto prazo. Sugere-se, para futuras pesquisas, que a instrução seja investigada em estudos longitudinais e com uma amostra maior de participantes para se obter mais validade nos resultados estatísticos.
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