AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: OS CRÍTICOS LIMITES DAS CRÍTICAS

Autores

  • Paulo Alberto dos Santos Vieira
  • Priscila Martins Medeiros

Palavras-chave:

Raça, Ações Afirmativas, Reconhecimento

Resumo

No contexto da luta anti-racista pós-Durban, as ações afirmativas se destinam a grupos étnico-raciais historicamente desfavorecidos na sociedade brasileira, gerando reações negativas e algumas resistências à adoção de cotas para  negros e índios nas universidades públicas brasileiras. Frente a esse cenário, nossos objetivos neste texto são: a) demonstrar a necessidade das ações afirmativas em nosso contexto de fortes hiatos sociais; b) evidenciar a validade jurídico-formal de tais medidas; c) elaborar um quadro que estabeleça críticas  às críticas formuladas às ações afirmativas sob duas angulações: dialogando criticamente com os argumentos mais freqüentes, por um lado; e por outro, nos lançarmos a construção de um referencial teórico cujo patamar propõe uma crítica aos princípios sob os quais tem se dado o debate acadêmico e científico. Para tanto, ao longo do texto pretendemos aprofundar o debate em  torno da validade, urgência e necessidade da ampliação da adoção das ações afirmativas. Neste sentido, a reflexão estará pautada necessariamente nas atuais discussões orientadas pelo multiculturalismo, com enfoque nos debates sobre políticas emancipatórias que visem o reconhecimento de diferenças.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: OS CRÍTICOS LIMITES DAS CRÍTICAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 27–52, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3567.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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