O PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REVISÃO DE ESTUDOS NO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL

Autores

  • Ana Sofia Sousa
  • Rui Marques Vieira

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.1533

Palavras-chave:

Pensamento Crítico. Educação em Ciências. Ensino Básico. Revisão integrativa da investigação em Portugal

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica integrativa da investigação sobre o contributo do pensamento crítico para a educação em ciências no ensino básico em Portugal (1.º ao 9.º ano de escolaridade). Os objetivos definidos visam, por um lado, analisar as investigações realizadas sobre o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico nos alunos e, por outro, refletir sobre as necessárias mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas para que a escola possa responder aos exigentes desafios das sociedades atuais. Os resultados e as conclusões evidenciam a eficácia da implementação de atividades intencionais e sistemáticas dirigidas à promoção do pensamento crítico para a formação integral dos alunos.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O PENSAMENTO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REVISÃO DE ESTUDOS NO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 15–33, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.29.1533. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3886.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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