Formação humana e educação humanizadora na perspectiva emancipatória no proeja: uma dialogia propositiva por meio dos círculo de cultura
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.143154Palavras-chave:
Concepção de ser humano, Relações humanas, Vocação ontológica, Círculos de culturaResumo
O artigo buscou problematizar a formação humana integral, sobre a qual se discute a perspectiva da emancipação do ser humano no âmbito social, por meio da práxis pedagógica dos círculos de cultura, tematizado pelas palavras geradoras: “concepção de homem, vocação ontológica, relações humanas”, com uma turma de jovens e adultos, do PROEJA, de uma escola pública estadual de um quilombo urbano de Salvador, Bahia, Brasil. Utilizamos os fundamentos teóricos explanados por alguns autores, entre eles, Gramsci e Freire, para refletir sobre uma educação humanizadora na perspectiva emancipatória. Ao contextualizar a ação-reflexão dos diálogos circulares, apresentamos uma análise dialógica, inserida na pesquisa qualitativa, a qual revelou a importância de criar uma práxis pedagógica que promova uma educação pautada pela sensibilidade histórica, política e cultural.
Downloads
Referências
ARROYO, M. Outros sujeitos, Outras Pedagogias. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRANDÃO, C. R. O jogo das palavras-semente: e outros jogos para jogar com palavras. São Paulo: Cortez, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Educação e mudança. 14ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G.; et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho com a colaboração de Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, v. 1, 1999.
KEIM, E., J. Humanização e Educação em Freire e Lukács. Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354 v. 6, n. 2, p. 300-321, mai./ago.2011.
Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2572/1706. Acesso em: 20 out de 2017.
VERÓN, E. A produção de sentidos. São Paulo: Cultrix: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joana Lopes Vieira, Maria Cecília de Paula Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".