Formação humana e educação humanizadora na perspectiva emancipatória no proeja: uma dialogia propositiva por meio dos círculo de cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.143154

Palavras-chave:

Concepção de ser humano, Relações humanas, Vocação ontológica, Círculos de cultura

Resumo

O artigo buscou problematizar a formação humana integral, sobre a qual se discute a perspectiva da emancipação do ser humano no âmbito social, por meio da práxis pedagógica dos círculos de cultura, tematizado pelas palavras geradoras: “concepção de homem, vocação ontológica, relações humanas”, com uma turma de jovens e adultos, do PROEJA, de uma escola pública estadual de um quilombo urbano de Salvador, Bahia, Brasil. Utilizamos os fundamentos teóricos explanados por alguns autores, entre eles, Gramsci e Freire, para refletir sobre uma educação humanizadora na perspectiva emancipatória. Ao contextualizar a ação-reflexão dos diálogos circulares, apresentamos uma análise dialógica, inserida na pesquisa qualitativa, a qual revelou a importância de criar uma práxis pedagógica que promova uma educação pautada pela sensibilidade histórica, política e cultural.

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Biografia do Autor

  • Joana Lopes Vieira, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Bolsita CNPq (2014-2018). Pedagoga - Direção Geral de Educação, Lisboa, Portugal. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa HCEL: Hsitória da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade. Salvador, Bahia, Brasil.

  • Maria Cecília de Paula Silva, Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia

    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Departamento de Educação Física. Coordenadora do Grupo de Pesquisa HCEL: Hsitória da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade.Bolsista CAPES – Estágio Sênior- Université de Strasbourg (2015-2016). Salvador, Bahia,Brasil.

Referências

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

Formação humana e educação humanizadora na perspectiva emancipatória no proeja: uma dialogia propositiva por meio dos círculo de cultura. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 143–154, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.143154. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6351.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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