A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.30.1537

Palabras clave:

Educação a distância, concurso vestibular, cotas sociais, Universidade Aberta do Brasil, pedagogia.

Resumen

As universidades estaduais definem seus próprios regulamentos sobre o sistema de cotas, os quais são semelhantes ao que determina a Lei nº 12.711/12, lei federal considerada marco fundamental para a política de cotas. O objetivo central da pesquisa consistiu em verificar o desempenho dos candidatos cotistas no concurso vestibular para ingresso no curso de Pedagogia ofertado a distância pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2015. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, discorremos sobre os aspectos legais da modalidade a distância e a política de cotas sociais, especialmente no referido concurso vestibular. Por meio de informações disponíveis na página virtual da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, aferimos o desempenho dos candidatos e o número de vagas não preenchidas pelos candidatos declarados cotistas em 17 (dezessete) polos de apoio presencial. Verificamos que muitas vagas destinadas aos cotistas ficaram ociosas, bem como as dos não cotistas. Houve inúmeras reprovas tanto de candidatos às vagas universais como do Sistema de Cotas Sociais. Na maioria dos casos, o desempenho dos candidatos cotistas nas áreas do conhecimento foi inferior quando comparado aos não cotistas.

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Publicado

2019-09-27

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ARTIGO

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A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 15–37, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.30.1537. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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