CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR E SUA MERCANTILIZAÇÃO

Autores

  • Claudia Pereira de Pádua Sabia

Palavras-chave:

ensino superior, mercantilização, (re) significação do conceito de público, cooperação universidade-empresa.

Resumo

O artigo apresenta o crescimento do ensino superior e sua mercantilização, com destaque, nas últimas décadas, para o crescimento das matrículas e do número de instituições de ensino superior públicas e privadas. Discutiu-se, também, como o conceito de público vem sendo (re)significado e as consequências desse processo. Por fim, apontou-se como a privatização pode atingir também as universidades públicas, principalmente por meio dos projetos de cooperação universidade-empresa.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CRESCIMENTO DO ENSINO SUPERIOR E SUA MERCANTILIZAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 13–43, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3640.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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