Expectativas dos estudantes do ensino médio público em relação ao acesso e permanência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.105122

Palavras-chave:

Estudantes, Classes populares, Ensino Médio público, Acesso e permanência, Ensino Superior

Resumo

Objetiva analisar as expectativas e dificuldades dos estudantes do Ensino Médio público em relação ao acesso e permanência no ensino superior. De caráter quali-quantitativo, a pesquisa ocorreu a partir da aplicação de questionário com 27 perguntas, em três turmas da 3ª série do ensino médio, nos turnos diurno e noturno. O total de participantes foram 67 alunos, o que corresponde a cerca de 80% dos discentes que estavam frequentando as aulas. Quando o aluno do ensino público escolhe pela continuidade dos estudos, ele encontra algumas barreiras como: desconhecimento de políticas de acesso e permanência, despreparo para realização de vestibulares/ENEM, falta de condição financeira para continuação dos estudos. Para que essas condições sejam sanadas, é preciso melhorar a qualidade do ensino no nível médio, bem como manter e propagar as condições de acesso e permanência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • ILMA MARIA FERNANDES SOARES, Universidade do Estado da Bahia
    Ilma Maria Fernandes Soares Doutora em Educação e Contemporaneidade.  Professora Adjunta da UNEB - Universidade do Estado da Bahia  
  • MAIQUE DOS SANTOS, Universidade do Estado da Bahia

    Licenciado em Educação Física pela UNEB, DCH4, ; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Docência e Discência Universitária na Contemporaneidade, UNEB, Professor de Educação Física. Ex-bolsista de Iniciação Científica, PICIN-UNEB. 

Referências

ABRANTES, Pedro. Os sentidos da escola: identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Oeiras: Celta, 2003.

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ANDRADE, Cibele Yahn de. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/acesso-ao-ensino-superior-no-brasil-equidade-e-desigualdade-social. Acesso em: 22 Jul. 2020.

ARTES, Amélia; UNBEHAUM, Sandra. As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira. Educ. Pesqui. 47 • 2021 • https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228335

ÁVILA, Rebeca Contrera; PORTES, Écio Antônio. A tríplice jornada de mulheres pobres na universidade pública: pobres na universidade pública: pobres na universidade pública: trabalho doméstico trabalho doméstico, trabalho, trabalho remunerado e estudos. Estudos Feministas, Florianópolis, 20(3): 384, setembro-dezembro/2012 https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000300011

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 2, n. 9, p.31-44, 2008.

BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da educação superior no brasil: limites e possibilidades. Campinas: Educ. Soc, v. 36, n. 131, 2015.

BASTOS, Juliana Curzi. Efetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: Um olhar sobre as trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, 2005.

BENTO, Andréa Aparecida et al. Políticas de cotas raciais: conceitos e perspectivas. Ensaios pedagógicos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET ISSN 2175-1773– Dezembro de 2016.

BAUDELOT, C. & ESTABLET, R. L’École capitaliste en France. Paris: Librairie François Maspero, 1971

BOURDIER, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa, 1970.

BRAGA, M. J.; XAVIER, F. P. Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Educar em Revista, Curitiba, v. 62, p.245-259, 2016.

CARVALHO, M. M.; WALTENBERG, F. D. Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no brasil: uma comparação entre 2003 e 2013, Economia Aplicada, v. 19, n. 2, 2015.

CHARLOT, Bernart. O sujeito e a relação com o saber. In: BARBOSA, Raquel Lazzari L. (Org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.

CRUZ, Emerson Luiz Carvalho. Licenciando da UNEB campus IV: Condições socioeconômicas, culturais e pedagógicas, Jacobina, 2020.

DEMO, Pedro. Educação e Desenvolvimento: mito e realidade de uma relação possível e fantasiosa. Campinas, SP: Papirus, 1999 (Coleção Papirus Educação).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FREITAS, Mariana Gonçalves Pêsso et al. Os desafios da entrada e permanência da Universidade por estudantes da classe trabalhadora. Xxi Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, Xvii Encontro Latino Americano de Pós-graduação e VII Encontro de Iniciação à Docência – Universidade do Vale do Paraíba., São José dos Campos, p.1-6, 2627 out. 2017.

GOMES, W. B.; SPARTA, M. Importância Atribuída ao Ingresso na Educação Superior por Alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p.45-53, 10 mar. 2005. Semestral.

GUARNIERI, F. V.; SILVA, L. L. M. Ações afirmativas na educação superior: rumos da discussão nos últimos cinco anos. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 19 n. 2, p. 70-78, 2007.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ocupação formal cai, mas proporção de assalariados com diploma cresce em 2016, Editoria: Estatísticas Sociais, 2016. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ Acesso em: 22 Jul. 2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais 2018, Editoria: Estatísticas Sociais, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ Acesso em: 20 Jul. 2020.

KRAINSKI, Luiza Bittencourt. Desafios do ensino superior para estudantes de escola pública: um estudo na UEPG. In: Desafios Do Ensino Superior Para Estudantes De Escola Pública: Um Estudo Na UEPG, Curitiba. Anais Educere, 2015.

KUENZER, Acácia. Por que investigar a relação entre educação e trabalho no Brasil? In: Ensino de 2° grau: O trabalho como princípio educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1992. Cap. 1. p. 11-96.

MONT’ALVÃO NETO. Arnaldo Lopo. Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no brasil: 1982-2010. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 417-441, abr.-jun. 2014.

OFFE, Claus. Trabalho e sociedade: problemas estruturais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1990.

OLIVEIRA, J. F.; BITTAR, M.; LEMOS, J. R. Ensino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade. Educação Pública, Cuiabá, v. 19, n. 40, p.247-267, maio/ago. 2010.

OLIVEIRA, Antonio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da educação profissional no Brasil. XI Congresso Nacional de Educação – Educere, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013.

PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Agência IBGE Notícias, 16 de julho de 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em 7 abr. 2021.

RANGEL, Mary. Reflexões sobre o trabalho docente: significados do conhecimento, da pesquisa, da representação. In: Educação Brasileira. Brasília, 20: 109-124, 1º sem. 1998.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1977, 103 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 5)

SALES, Francisco José Lima. Política compensatória de educação profissional para os excluídos do mercado de trabalho. In: VASCONCELOS, José Geraldo; SOUSA, Antonio Paulino de. Educação, política e modernidade. Coleção diálogos intempestivos, 40. Fortaleza, Edições UFC, 2006.

SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Entre a escola pública e a universidade: longa travessia para jovens de origem popular. Salvador, EDUFBA, 2016.

SILVA, Jailson Sousa e. Por que uns e não outros?: Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003

SILVA, A. C. A.; COSTA, A. L. O princípio da igualdade e as cotas raciais no Brasil. 2016.

SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional: Do jovem ao adulto. 2ª Edição, São Paulo, Summus editorial, 2002.

SOUZA, Davisson Charles Cangussu; VAZQUEZ, Daniel Arias. Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 02, p. 409-426, abr./jun. 2015. https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041789

Downloads

Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

Expectativas dos estudantes do ensino médio público em relação ao acesso e permanência no ensino superior. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 105–122, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.105122. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6409.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 225

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.