Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Anteriores
Corpo Editorial
Notícias
Submissão
Contato
Sobre a Revista
Buscar
Periódicos UNEMAT
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 3 n. 1 (2025): Revista Taka'a - Jan/Dez
v. 3 n. 1 (2025): Revista Taka'a - Jan/Dez
Casa tradicional Kalapalo
Foto: Taliko Kalapalo, 2024
Publicado:
2025-02-21
Artigos
Resistência cultural e inovação linguística em Sateré-Mawé: um registro dos neologismos dos sinais de pontuação
José de Oliveira dos Santos Silva, Denize de Souza Carneiro
e2025001
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13459
Os desafios para o ensino de gramática do português para alunos indígenas Mẽbêngôkre/Kayapó
Edson Gomes, Beptum Kayapó
e2025002
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13234
O Museu Casa Borges e o patrimônio cultural do povo Balatiponé-Umutina - Barra do Bugres, MT
João Mário de Arruda Adrião, Tainara Toriká Kiri de Castro, Helena Cunha de Uzeda
e2025003
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13510
Corpo-território e comunidade: Análise documental das propostas epistemológicas do feminismo comunitário em Abya Yala
Ricardo Antonio Morales
e2025004
PDF
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13505
Nasalização vocálica na variedade oriental da língua Parakanã: retenção ou inovação?
Dra. Ana Suelly A. C. Cabral, Ma. Quélvia Souza Tavares, Dra. Maria Cristina Macedo Alencar
e2025005
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.13625
Entre saberes ancestrais e vozes femininas: diálogos interétnicos e resistências da AMISM na Manaus urbana
Clodoaldo Matias da Silva, Aretusa Fraga Costa , Maria das Graças Maciel de Oliveira, Janderson Gustavo Soares de Almeida
e2025006
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v1i.13954
Mitos, saberes ancestrais e escolarização: paradoxos culturais no cotidiano do povo B
oe-Bororo
- Aldeia Córrego Grande
Shirlene Rohr de Souza, Fernando Kudoro Bororo, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Tatiane Silva Santos
e2025007
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14041
A força da tradição na voz e nas mãos das mulheres Kariri-Xocó: a cerâmica como epistemologia indígena
Nhenety KX, Dra Elizabete C. Suzart, Profa. Denize Carneiro
e2025008
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14174
A representação do não indígena nos mitos Parahiteri
Enira Roberth Maia de Castro Lima, Ricardo Martins Valle
e2025009
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14207
Entre o corpo e o sagrado: espiritualidade feminina e cuidado de enfermagem na saúde mental indígena
Maria Eduarda da Silva, Clodoaldo da Silva, Maria das Graças de Oliveira, Denison de Aguiar
e2025010
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14319
Políticas linguísticas e revitalização de línguas em espaços de fronteira: perspectivas teóricas e o caso da língua bésiro
Rebeca Ferreira Carvalho, Mônica Cidele da Cruz Cruz, Valéria Faria Cardoso
e2025011
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14419
Aprendizagens e estratégias de resistência na coordenação da Educação Escolar Indígena na secretaria de educação em Tangará da Serra-MT
Nilce Zonizokemairô
e2025012
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/rtakaa.v3i1.14497
Idioma
English
Español
Português
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Artigos mais lidos
Corpo-território e comunidade: Análise documental das propostas epistemológicas do feminismo comunitário em Abya Yala
314
Escolas indígenas do território Akwẽ-Xerente, em Tocantínia, Tocantins
208
O ensino da língua Akwẽ -Xerente na Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro, de Tocantínia, Estado do Tocantins
168
Experiências de implementação de bibliotecas indígenas no Maranhão por meio de projetos de extensão do IFMA Campus Barra do Corda
142
O Museu Casa Borges e o patrimônio cultural do povo Balatiponé-Umutina - Barra do Bugres, MT
139