About the Journal

A revista Educação Cultura e Sociedade - ECS (ISSN 2237-1648), periódico eletrônico com avaliação Qualis/CAPES B1, está vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

O objetivo da revista é constituir-se em canal de divulgação da produção de professores e pesquisadores mestres e doutores  mediante veiculação gratuita e integral dos textos via internet, possibilitando, desta forma, maior circulação, intercâmbio e visibilidade para os estudos publicados no campo educacional, permitindo fácil acesso ao conhecimento científico produzido na atualidade.

Announcements

Current Issue

Vol. 15 No. 2 (2025): Revista Educação Cultura e Sociedade (33. ed.)
					View Vol. 15 No. 2 (2025): Revista Educação Cultura e Sociedade (33. ed.)

Com imensa alegria publicizamos a 33ª Edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade - equivalente ao primeiro semestre de 2025.

Ressaltamos, como de costume, o agradecimento aos autores e revisores - pesquisadores por excelência - que contribuem para  tornarmos nossa revista cada vez mais qualificada, lida e divulgada, como deve ser um veículo que preza e valoriza a democratização da ciência.

Esta edição é composta de treze artigos e uma resenha de literatura.

Fica o convite para uma virtuosa leitura!

 

Published: 2025-07-31

Artigos

  • EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR EM HULHA NEGRA (1944-1992)

    Simone Gomes de Faria Simone
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13789
  • An analysis of the fulfillment of goal V - Assessment of Literacy in the Cascavel Municipal Plan: reflections beyond numerical projections.

    ARCIELLI ROYER NOGUEIRA, Gabriela Viana Zucco, VALDECIR SOLIGO
    15-27
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13339
  • Gamification as an Educational Tool

    Renan Nunes Aguiar, Adriana Assis Ferreira
    28-39
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13705
  • THE INCLUSION OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN VOCATIONAL EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW

    Francília Sousa Meneses, Jalva Lilia Rabelo de Sousa
    40-52
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13726
  • NEET Youth: A Comparative Analysis Between Brazil and Spain

    Pedro Desidério Checchetto, Elisa Zaneratto Rosa , Jordi Domingo Coll
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13631
  • MY BACKYARD, MY WORLD!A connection between mathematical knowledge and family experiences

    OLÍVIA APARECIDA GOMES FRANÇA CHRISTEL, Adailton Alves da Silva
    69-81
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.12807
  • DIGITAL TECHNOLOGIES FOR TEACHING GEOGRAPHY: a didactic proposal on globalization, consumption, and environmental impacts 

    Joyce Duarte Queiroz
    82-94
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13627
  • EDUCATION IN SCHOOLS: RURAL EDUCATION AND PUBLIC POLICIES - THE EDUCATION WE HAVE AND THE EDUCATION WE WANT

    Renilda Batista Prina Lamon, Laudemir Luiz Zart, Djeice Quele Linhares Gonçalves
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13320
  • ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ENVIRONMENTAL CITIZENSHIP: potential  for the preservation of Serra do Periperi in Vitória da Conquista - BA

    Luana Silva Santana, Klayton Santana Klayton Santana Porto
    105-118
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13742
  • RURAL EDUCATION AND EMANCIPATORY STRUGGLES FOR LAND FOR THE PRODUCTION OF LIFE

    José Luiz Muller, Jaime José Zitkoski, Marion Machado Cunha
    119-133
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13949
  • TEACHER TRAINING IN LIBRAS FOR TEACHING DEAF STUDENTS: experiences of teachers in the municipal school system of Sinop-MT

    FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA, ALANA SARA ZIMMERMANN, JOICE RIBEIRO DA SILVA
    134-146
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13859
  • TEACHING IN DAYCARE CONTEXTS: an analysis of recent research on the topic

    Ginaldo Cardoso de Araújo, Jaqueline Cirqueira Borges, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
    147-158
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13901
  • Exploring the Connection Between Sustainable Development Goals and Chronic Conditions: An Integrative Literature Review

    Ana Paula Pinculini
    159-170
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.12759

Resenhas

  • CHILDHOOD AT THE CROSSROADS: images of childhood in Latin American intellectuals

    André Francisco Berenger de Araujo
    172-179
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13443
View All Issues