Sobre a Revista

A revista Educação Cultura e Sociedade - ECS (ISSN 2237-1648), periódico eletrônico com avaliação Qualis/CAPES B1, está vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

O objetivo da revista é constituir-se em canal de divulgação da produção de professores e pesquisadores mestres e doutores  mediante veiculação gratuita e integral dos textos via internet, possibilitando, desta forma, maior circulação, intercâmbio e visibilidade para os estudos publicados no campo educacional, permitindo fácil acesso ao conhecimento científico produzido na atualidade.

Notícias

Edição Atual

v. 15 n. 3 (2025): Revista Educação Cultura e Sociedade (34. ed.)
					Visualizar v. 15 n. 3 (2025): Revista Educação Cultura e Sociedade (34. ed.)

Anunciamos com satisfação a 34ª Edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade.

Reiteramos os agradecimentos aos autores, revisores e leitores que dignificam a produção e divulgação dos saberes científicos.

Esta edição é composta de onze artigos e duas resenhas.

Desejamos uma excelente leitura e antecipamos agradecimentos pela divulgação do nosso periódico!

Publicado: 20/12/2025

Artigos

  • A PRODUÇÃO DE FILMES DE ANIMAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: experiências formativas com estudantes do ensino médio

    Marcus Vinicius Cordeiro Sampaio, Josemeire Machado Dias
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14257
  • DA SOCIOLINGUÍSTICA À CIBERCULTURA: o Facebook como espaço de ação e (re)significação linguística

    Flávia Gonçalves Fernandes, Rozivânia Moreira dos Reis, Jannekelly Alves Franco
    12-23
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14023
  • TENSÕES NO INTERVALO DO “PERMITIDO E DO INTERDITADO” NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Samantha Gouvêa dos Santos Dias, Claudia Glavam Duarte
    24-35
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14393
  • TRABALHO DIGITAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:  desafios éticos e sociais na era da automação

    Franciely Pereira Moreira, Danielli Araújo Lima
    36-50
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14065
  • ETNOMATEMÁTICA E SABERES LOCAIS: entre cultura, linguagem e formação docente no ensino da matemática

    Marilda de Liz Brockveld, Vera Lucia Felicetti
    51-64
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14064
  • “LE GRAND PÈRE”, ÉMILE DURKHEIM: reflexões sobre as contribuições da sociologia durkheimiana para a educação

    Heittor Luís Alves de Oliveira
    65-74
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.13942
  • A JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: uma revisão de literatura

    Patrícia Santos Lavinas, Marlo Renan Rocha Lopes
    75-85
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.13909
  • A PEDAGOGIA DE LA SALLE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MODERNA

    Clóvis Trezzi, Moyses Romero Borges Oliveira
    86-96
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.13963
  • NARRATIVAS DE MESTRANDOS  EM EDUCAÇÃO SOBRE AS APRENDIZAGENS LOGRADAS NO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA

    Fabrício Oliveira da Silva, Lécia Carneiro de Oliveira
    97-109
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.13660
  • ENTRE A RETÓRICA DA IDEOLOGIA DE GÊNERO E A INCLUSÃO: uma análise dos desafios e possibilidades para trabalhar gênero e sexualidade nas escolas de Educação Básica do Brasil

    Helton Gonçalves de Oliveira
    110-119
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14080
  • MEMÓRIA COLETIVA E IDENTIDADE CULTURAL QUILOMBOLA: resistência e representação em contexto de racismo estrutural

    Jhon Cesar Pereira Moraes
    120-130
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.13979

Resenhas

  • FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA GADAMERIANA

    Joabe Tavares Pereira
    131-137
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14348
  • AVALIAÇÃO É MAIS DO QUE UMA NOTA: ressignificando o ato de avaliar dentro do contexto escolar

    Joelinton Fernando de Freitas, Elaine Bedin Dornellas
    138-145
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14012
Ver Todas as Edições