A construção discursiva dos reeducandos da Penitenciária Estadual Oswaldo Florentino Leite ‘Ferrugem’ de Sinop entre os anos 2010 e 2011
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8980Resumo
O estudo teve como propósito investigar como acontece a construção discursiva dos reeducandos da Penitenciária Oswaldo Florentino Leite “Ferrugem” de Sinop – MT. O corpus da pesquisa compõe-se de bilhetes que circulam entre as alas, que no linguajar do sistema prisional são chamadas de “raios”, entre os reeducandos e com os funcionários da instituição. Abordamos os sentidos que se mostram nos bilhetes e o seu funcionamento, através dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD). O procedimento de análise do corpus escolhido se deu com base nos conceitos, defendidos por Michel Pêcheux e Eni Pucinelli Orlandi. Visando compreender os processos de formação dos sentidos nesse espaço discursivo específico, consideramos sujeito, discurso, leitor, texto, formações discursivas, memória discursiva, enunciador, enunciação, interpretação, efeitos de sentido. Observamos os elementos discursivos que os reeducandos utilizam em seus bilhetes, objetivando compreender que relações entre o “formular” e o texto se configuram, nesse caso específico os bilhetes e se constroem como materialidade discursiva. Em nossas análises destacamos: como o discurso se constrói no ato da escritura, as relações que estabelecem os sentidos manifestos que se formulam e circulam na materialidade discursiva; o que estes sentidos manifestos querem dizer e significar perante a relação linguagem mundo e no contexto contemporâneo. Nesse sentido essa compreensão se evidencia no movimento entre sujeito, história e ideologia em um processo de convivência, esperamos ter contribuído na compreensão de como se dá a construção discursiva dentro deste espaço penitenciário em Sinop.
Palavras-chave: Análise de Discurso. Construção Discursiva. Bilhetes. Reeducandos.
Downloads
Referências
BOLOGNINI, Carmen Zink; PFEIFFER, Claudia; LAGAZZI, Suzy. Discurso e Ensino: Práticas de Linguagem na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 1977.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. Michel Foucault: o discurso nas tramas da história.
In: FERNANDES, Cleudemar Alves; SANTOS, João Bôsco Cabral (Org.). Análise do Discurso: unidade e dispersão. Uberlândia: Entremeios, 2004.
MUTTI, Regina Varini; PERREIRA, Aracy Ernst (Orgs.). Práticas Discursivas. Pelotas: EDUCAT, 2008.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.
______ . Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
______ .Discurso e Leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.